Bancada feminina na Câmara escolhe nova coordenadora dia 27

A nova coordenadora da bancada feminina na Câmara será escolhida no próximo dia 27. A deputada Janete Pietá (PT-SP), que ocupa o cargo desde 2010, disse que ficou acertado que o mandato da eleita será de um ano, com direito à recondução. As deputadas decidiram ainda criar a figura da vice-coordenadora, que vai representar a bancada na ausência da titular do cargo. A bancada feminina é formada por 47 deputadas. A Câmara possui 513 parlamentares.

Além de definir o processo de escolha da nova coordenadora, o grupo discutiu as atividades que serão realizadas para comemorar o Dia Internacional da Mulher (8 de março). As parlamentares decidiram usar o empoderamento político e econômico das mulheres como mote para os eventos comemorativos de 8 de março.

Elas vão defender, durante as atividades, a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da deputada Luiza Erundina (PSB-SP), e do Projeto de Lei da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA).

A PEC assegura a representação proporcional de cada sexo na composição das Mesas e das comissões da Câmara e do Senado. Na Mesa da Câmara, eleita nesta segunda, não há nenhuma mulher. Já o projeto de lei obriga o tratamento igualitário entre homens e mulheres no mercado de trabalho em aspectos como processo seletivo, formação e promoção.

A bancada feminina da Câmara também buscou as sete senadoras para adotar um calendário comum de atividades para comemorar o Dia Internacional da Mulher.

As parlamentares decidiram também conversar com ministros do governo Dilma Rousseff para cobrar ações específicas em prol das mulheres.

Entre os ministros que serão procurados está o do Esporte, Aldo Rebelo. As deputadas querem debater com ele ações contra o turismo sexual nos eventos esportivos que serão sediados pelo Brasil a partir deste ano – Copa das Confederações (2013), Copa do Mundo de Futebol (2014) e Jogos Olímpicos (2016).

A bancada também vai solicitar reuniões com as ministras da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci; e da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, além do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Da Redação em Brasília
Com Agência Câmara