Brasil participa de preparação da sessão da ONU sobre Mulher 

Dirigentes da América Latina e Caribe para as questões de gênero se reúnem, a partir de segunda-feira (11), em El Salvador no encontro preparatório à 57ª sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW) da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil estará representado pela ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM).

O debate regional estará centrado na prevenção e na eliminação da violência de gênero. E pretende promover a troca de experiências sobre políticas para as mulheres e fortalecer a coordenação entre os países da região. De 4 a 15 de março, o tema será um dos pontos altos da 57ª CSW, em Nova Iorque (EUA).

A ministra Eleonora aproveitará a estada em El Salvador para conhecer ações e políticas direcionadas às mulheres. A convite da primeira-dama de El Salvador, Vanda Pignato – também secretária de Inclusão Social e presidenta do Instituto Salvadorenho para o Desenvolvimento da Mulher (ISDEMU) -, a ministra brasileira conhecerá a Cidade da Mulher. Trata-se de um centro de atendimento e assistência às mulheres, com múltiplos serviços públicos: de saúde até cooperativas de crédito.

Segundo informações de Vanda Pignato – em audiências com a presidenta Dilma Rousseff, a ministra da SPM e outros ministros, em Brasília, na semana passada – a oferta de serviços acelera o acesso das mulheres aos direitos. Em 22 meses, o centro atendeu mais de 100 mil mulheres em 240 mil serviços.

Da Redação em Brasília
Com informações da SPM