O mais importante do carnaval é a diversidade, diz Marta

A ministra da cultura, Marta Suplicy, esteve prestigiando o Carnaval da Bahia. Marta visitou o camarote do Governo do Estado localizado no circuito Campo Grande. Na chegada da ministra, o trio de Carlinhos Brown, Afrodromo, passava pela avenida.

. - ..

A ministra, que já esteve no sambódromo de São Paulo e em Pernambuco, no Galo da Madrugada (Recife) e em Olinda, contou que o mais importante na festa do Carnaval é a diversidade. “É um encontro de mil faces, o mais democrático do mundo”, afirmou Marta. Neste domingo (10) ela estava em Salvador.

Acompanhada do Governador da Bahia, Jaques Wagner,a primeira dama, Fátima Mendonça, os ministros da Saúde , Alexandre Padilha, do Turismo, Gastão Vieira, a ministra Luiza Bairros, da Secretaria da Promoção da Igualdade Social, entre outras autoridades do estado e parlamentares, a ministra assistiu parte do desfile e contou que se emocionou desde o início da agenda para acompanhar o Carnaval pelo país. “Todos os carnavais são maravilhosos. Cada um tem a cara do seu povo”.

MinC na Bahia

A Bahia possui atualmente 373 Pontos de Cultura, um investimento superior a R$ 47 milhões. Além disso, 80 municípios baianos já fizeram a adesão ao Sistema Nacional de Cultura (SNC). No ano passado, a Bahia apresentou ao Ministério da Cultura 296 projetos para captação de recursos pela Lei Rouanet.

Salvador recebeu ainda uma oficina no final de janeiro para orientar produtores e artistas para participar de editais para criadores negros. A próxima oficina na Bahia acontece ainda em fevereiro. Mais duas estão programadas. As inscrições para os editais vão até o dia 25 de março.

A ministra encerrou sua participação no carnaval de Salvador com uma visita ao camarote da Caixa Econômica Federal, onde esteve com o presidente, Jorge Hereda. “A Caixa é importante, pois contribui para as políticas culturais do governo Dilma e está com tudo aqui no Carnaval da Bahia”, disse Marta.

Fonte: MinC