Jandira questiona fechamento da Maternidade Oswaldo Nazareth

A respeito do fechamento do tradicional e referenciado Hospital Maternidade Oswaldo Nazareth (Praça XV), a deputada federal, Jandira Feghali enviou um ofício, na sexta-feira (7), questionando o secretário municipal de Saúde do Rio, Hans Dohmann, sobre o fechamento da unidade de saúde.

O documento respalda a posição de entidades da sociedade civil e de conselhos profissionais, como o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro (Cremerj), sobre o ato do poder público e a consistência das alternativas propostas pelo mesmo.

Como médica, parlamentar e membro da Frente Parlamentar Mista da Saúde, Jandira solicitou os motivos sobre o fechamento da maternidade, fato impedido durante diversos governos anteriores e pela luta da sociedade. O documento também pede dados sobre a situação das demais unidades de atendimento às pacientes na região, como a falta de médicos e demais profissionais, assim como suas condições estruturais.

De acordo com a deputada, a desativação de um hospital, que é referência, precisa de debate: “Recebi preocupada a informação do fechamento da maternidade Praça XV. Constatei o clima de comoção e a aflição de médicos, enfermeiros e funcionários e principalmente das pacientes que ali chegavam. Esta unidade de saúde é referência há décadas para a ginecologia e a obstetrícia do município. A sociedade, no entanto, precisa ser ouvida sobre o ato”, aponta.

Mandato Jandira Feghali
Deputada Federal PCdoB/RJ