Jô Moraes destaca evento do “Um bilhão que se ergue” 

 Embora a data oficial do protesto global voltado ao fim da violência contra mulheres e meninas – “One billion rising” – ou “Um bilhão que se ergue”, seja nesta quinta-feira (14), as comemorações no Brasil acontecerá somente no sábado (16). O maior evento está marcado para o Vão Livre do Museu de Arte de São Paulo (MASP), a partir das 16 horas. A decisão dos organizadores foi tomada para permitir mais adesões. O que está sendo feito a partir das redes sociais.

Mais de mil pessoas já confirmaram presença no protesto em São Paulo, através de postagens no Facebook. “Lute, dance, erga-se!” é a recomendação do vídeo promocional do protesto mundial.

Ao destacar a importância do evento e a necessidade de ele também ser realizado em Minas Gerais, a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que investiga a violência contra a mulher no País, destacou que não só houve um recrudescimento deste tipo de violência, quanto do grau de perversidade em que é cometido.

Neste ano 11 mulheres já foram mortas por maridos, namorados e companheiros em Minas Gerais. Nove crimes aconteceram em janeiro e dois este mês. Um dos mais chocantes envolveu o assassinado, no último dia 10, da argentina Maria Silvina Valeria Perotti (33), grávida de sete meses. Segundo testemunhas, ela foi morta a tiros pelo namorado, Antonio Mendes de Jesus (32) e seu corpo jogado para fora do carro, no bairro Prado, na região Oeste da cidade.

Socorrida e levada para o Hospital de Pronto Socorro João XXIII, os médicos fizeram uma cesárea para salvar o bebê. Ele pesa 1,2kg e está em estado grave na UTI neonatal da maternidade Júlia Kubitschek, onde respira com o auxílio de aparelhos.

O homem, que primeiro contou uma historia de assalto e sequestro, foi desmentido por duas testemunhas, uma delas um subtenente da PM que acionou a corporação. Antonio Mendes teria discutido com a namorada, tentado estrangulá-la antes de matá-la a tiros. Ele está preso.

O protesto contra a violência que mata milhares de mulheres anualmente no Brasil também acontecerá em Curitiba, no Paraná, e em Recife, Pernambuco. Em Curitiba, a manifestação está prevista para sábado (16) às 19h, na Praça Santos Andrade, em Curitiba. Já em Recife, a mobilização também acontece no sábado (16) às 19h no Marco Zero.

Mais informações sobre o evento em São Paulo no Faceboook 

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Jô Moraes