Flash Mob nas Cataratas marca ação mundial One Billion Rising

Um Flash Mob em Foz do Iguaçu foi a forma encontrada por um grupo de brasileiras para se unir ao protesto mundial "One Billion Rising" (Um bilhão em pé) pelo fim da violência contra as mulheres. Durante toda a quinta-feira (14), milhares de pessoas ao redor do planeta se levantaram para dançar e chamar a atenção para as agressões sofridas por mulheres. Essa era a proposta da 15ª edição do Dia V, um bilhão de pessoas dançando. O número representa a quantidade de vítimas da violência no mundo.


foto: divulgação

A estimativa é da Organização das Nações Unidas (ONU). De acordo com o movimento, uma em cada três mulheres no planeta sofrerão algum tipo de violência durante sua vida.

Cerca de 200 países aderiram ao movimento, como Peru, Argentina, Índia, Filipinas, Irã, e demais países da América Latina, Oriente Médio, Ásia e África.

Em frente das Cataratas de Foz do Iguaçú, no Paraná, cerca de 30 pessoas, a maioria mulheres, fizeram uma coreografia mesmo debaixo de muita chuva, na manhã de quinta. A coreografia intitulada "Break the Chain" teve duração de cerca de 4 minutos e um vídeo da mesma será editado e encaminhado à organização oficial do evento nos Estados Unidos.

O movimento global começou há quinze anos pela ativista Eve Ensler e aproveita a data em que é comemorado o Dia de São Valentim no hemisfério Norte, para pedir pelo fim da violência, e por isso leva o nome de "Dia-V”.

O movimento se define como uma resposta organizada contra a violência de gênero, exigindo o fim de violências contra mulheres como diversos tipos de maus-tratos, incesto, escravidão sexual, mutilação genital e defendendo um mundo onde as mulheres vivam "livres e seguras”.
O movimento Dia V também coleta fundos para promover, nas mais diferentes regiões do planeta, projetos educativos e a conscientização da sociedade contra a violência de gênero.

O movimento Dia V estimula a reprodução de obras teatrais ou cinematográficas como "Os monólogos da vagina”, "Qualquer de nós: palavras desde a prisão”, "Até que a violência termine (Until the Violence Stops)” e destaca as campanhas "Já basta de violar nosso recurso mais importante: poder às mulheres e meninas da República Democrática do Congo”, lançada em 2007, V-Girls (V-Meninas) e V-Men (V-Homens) lançadas em 2010. No ano passado, o movimento registrou a criação de cerca de 5.800 eventos.

Assista ao vídeo do Flash Mob em Foz do Iguaçu:

Da redação do Vermelho com informações de A Gazeta do Iguaçu