Produção interna de petróleo supre demanda nacional na China 

A indústria de refinaria de petróleo na China cresceu estável em 2012 como resultado do aumento do consumo doméstico, de acordo com um relatório do maior planejador econômico do país.  

A Comissão Nacional para Reforma e Desenvolvimento (CNRD), órgão do Conselho de Estado, informou que as refinarias chinesas processaram 467,91 milhões de toneladas de petróleo cru em 2012, com um aumento anual de 3,7%.

A demanda doméstica tem sido cumprida, com o consumo de gasolina e querosene crescendo rapidamente, segundo o relatório. Impulsionada pela expansão tanto do mercado interno automobilístico quanto pela indústria de aviação, o consumo aparente de gasolina e querosene aumentou 12,2% e 14% em 2012, respectivamente.

Enquanto isso, o consumo de diesel ficou nos mesmos patamares anteriores, em aproximadamente 169,73 milhões de toneladas, de acordo com o relatório.

A CNRD disse que a importação de petróleo refinado caiu em 16,9%, para 7,16 milhões de toneladas no último ano, devido à abundância de abastecimento interno, enquanto a exportação diminuiu em 3,3% para 12,23 milhões de toneladas, devido a um maior controle dos produtos petrolíferos de saída.

Fonte: China Daily
Tradução da Redação do Vermelho