Premiê chinês fala de reformas profundas na economia

O primeiro-ministro Li Kegiang disse nesta segunda-feira (15) que a economia chinesa teve um começo sem tropeços em 2013, mas que o país segue enfrentando uma situação complexa devido à instabilidade e incerteza no ambiente nacional e internacional. 

Primeiro-ministro da China, Li Kegiang - Reuters

Ao presidir um seminário sobre a macroeconomia, comércio exterior, finanças e bens essenciais com a presença de especialistas e empresários, o chefe de governo destacou a importância da previsão dos desenhos das políticas econômicas.

Versões publicadas no Diário do Povo indicam que a juízo do premiê para aproveitar melhor a curva ascendente da economia é urgente fortalecer a previsão. “Isso será crucial para o desenvolvimento sustentado e sólido da economia”, asseverou.

Li disse que o ímpeto do desenvolvimento sustentado se apoia no aprofundamento da reforma e pediu políticas enfocadas para curar os problemas profundamente arraigados na economia chinesa, e não só os seus sintomas.

O dirigente chinês, que é integrante do Birô Político do Comitê Permanente do Partido Comunista, indicou que a tomada de decisões sobre macroeconomia requer manter uma base estável e observar melhoras econômicas de longo prazo.

Neste primeiro seminário organizado pela nova liderança chinesa, os acadêmicos, especialistas de várias universidades e instituições de pesquisa e empresários foram convocados a aconselhar o governo nestes temas.

Também foram chamados a impulsionar um ambiente social que propicie o aprofundamento das reformas e a promoção da modernização econômica.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho