Wagner discursa em abertura dos trabalhos da AL-BA

Nesta sexta-feira (15/02), a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) reiniciou seus trabalhos. A solenidade de abertura foi conduzida pelo deputado Marcelo Nilo (PDT), reeleito pela quarta vez consecutiva para a presidência da Casa, e contou com a presença do governador Jaques Wagner. Como em outros anos, o destaque da sessão foi a leitura da mensagem do Executivo ao Parlamento. Nela, o governador fixou as metas e linhas de ação de sua gestão para este ano e fez um balanço sobre 2012.

O discurso do governador Wagner começou com o registro dos benefícios obtidos pelo funcionalismo público em sua gestão, que garantiu reajuste salarial linear de 6,5%. Já para os professores licenciados e Polícia Militar o aumento foi mais expressivo, de 14%, por meio de promoção, além do cumprimento do piso salarial da categoria e o pagamento da Gratificação por Atividade Policial (GAP 4), respectivamente.

"Até 2006, cerca de 60% dos servidores estaduais tinham o vencimento base inferior ao salário mínimo. Os ganhos reais médios foram mais expressivos para carreiras como a de professor, que acumula até agora 35% de melhoria e chegará em 2013 a 54,6%, oito vezes os 6,6% do período 1999-2006", afirmou o governador.

Wagner disse ainda que, além dos professores, padrão similar acontece com soldados e cabos da PM; investigadores, escrivães, peritos e delegados; professores universitários; médicos e enfermeiros: todos obtiveram ganhos maiores na gestão atual, que cumpriu acordos firmados em 2012 com sete categorias, que envolvem reajustes salariais e reestruturação de carreiras que beneficiaram 22 mil servidores públicos na Bahia.

Articulações

Wagner afirmou que espera concluir logo a configuração da base aliada até o próximo ano, com a entrada de duas novas siglas na ala da maioria. “Creio que está mais ou menos composto o quadro até 2014, com a chegada do PR e do PSC”. Ele disse que tem uma reunião marcada com o ex-senador César Borges, presidente estadual do PR, para consolidar a aliança.

Férias dos parlamentares

Durante a sessão, Marcelo Nilo prometeu apresentar um projeto de redução das férias dos parlamentares de 90 para 60 dias. “Vou colocar para votar. Mas aí depende dos deputados. O projeto é polêmico”, comentou. Ele reiterou ainda que sua prioridade será colocar em votação projetos de deputados, prática pouco comum no Legislativo baiano. “É difícil, porque eles [deputados] são concorrentes. Então, tem que ser por acordo”, avaliou.

Mesa Diretora

No dia 1º de fevereiro, a nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa foi eleita, em votação secreta, para o biênio 2013-2015 e empossada em sessão solene realizada no plenário. Marcelo Nilo foi reeleito com 61 votos e o deputado Yulo Oiticica (PT) tornou-se vice-presidente da Casa.

A Mesa é composta ainda pelos deputados Sandro Regis (PL) na 2ª vice-presidência; Nelson Leal (PSL), na 3ª vice-presidência; Paulo Azi (DEM), na 1ª secretaria; Rogério Andrade (PSD), na 2ª secretaria; Fabrício Falcão (PC do B), na 3ª secretaria; e a petista Fátima Nunes, na 4ª secretaria. Serão suplentes Bira Corôa (PT), Maria Luiza Laudano (PSD), Aderbal Caldas (PP), Leur Lomanto Júnior (PMDB) e Carlos Geilson (PTN).

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com agências