Apoio a cotas em universidades chega a 62%, diz Ibope

Quase dois em cada três brasileiros são a favor de cotas em universidades públicas tanto para negros quanto para pobres como para alunos da escola pública. Pesquisa nacional do Ibope feita a pedido do Estado mostra que 62% da população apoia a implementação dos três tipos de política de cotas, que facilitam o acesso de segmentos sociais às vagas do ensino superior.

Há variações significativas, porém. O grau de apoio muda de região para região, entre classes sociais, de acordo com a cor da pele do entrevistado e segundo o seu grau de escolaridade.

De acordo com o levantamento, 77% dos entrevistados apoiam as cotas por renda e por orgiem escolar. Já 64%, mais da metade dos ouvidos pela pesquisa, são favoráveis as cotas por cor.

Em contraposição aos 62% que apoiam todos os tipos de cotas, 16% dos brasileiros são contra qualquer uma delas, segundo o Ibope.

Racismo

No entanto, 12% que defendem cotas para alunos pobres e para alunos da rede pública são contrários às cotas para alunos negros. A oposição às cotas para pobres, negros e alunos da rede pública tende a ser maior entre brancos, entre brasileiros das classes de consumo A e B, entre pessoas que cursaram faculdade e entre os moradores das capitais e das Regiões Norte e Centro-Oeste.

Os brasileiros com nível superior são francamente a favor das cotas. Para estudantes de baixa renda (78%), da rede pública de ensino (75%) e também as cotas raciais, que chega a praticamente metade dos entrevistados (49%).

A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 17 e 21 de janeiro. Foram realizadas 2.002 entrevistas em todas as regiões do Brasil. A margem de erro máxima é de 2 pontos porcentuais.

Com Estadão