China promove consumo sem desperdício durante feriado

Os chineses acabaram de passar o feriado do Ano Novo Lunar, o maior festival do país. Durante os sete dias de feriado, o mercado consumidor chinês apresentou um grande aumento de negócios.

Segundo estatísticas divulgadas pelo Ministério do Comércio da China, o valor de vendas das empresas de varejo e dos restaurantes chegou a 539 bilhões de iuanes durante o período, registrando um crescimento de 14,7% em comparação com o ano anterior. Diferentemente do passado, os chineses estão cada vez mais conscientes do consumo sem desperdício, que já se tornou uma nova moda na sociedade.

Após o fim do feriado da Festa da Primavera, alguns chineses costumam revender os presentes recebidos a um preço baixo. Por isso, as lojinhas de reciclagem de presentes estão muito ocupadas neste momento. No entanto, a situação é significativamente diferente neste ano.

Segundo os donos desse tipo de lojas, antigamente, era muito comum a troca de cigarros e álcool de marca famosa depois do feriado do Ano Novo Chinês. Neste ano, para atrair mais clientes, algumas pequenas lojas também expandiram seus serviços para produtos de cuidados com a saúde, cartões de consumo em centro de compras e cupons de supermercados. Porém, o resultado é insatisfatório.

Além disso, algumas lojas chinesas que vendem exclusivamente cigarro e álcool de luxo também sofreram uma "onda de frio". O volume de vendas caiu até 30% comparando com mesmo período do ano anterior.

De acordo com alguns analistas, a redução do volume de venda de cigarro e álcool está estreitamente ligada com o apelo contra o desperdício, feito recentemente pelo secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China, Xi Jinping.

Durante o feriado do Ano Novo Chinês deste ano, os hotéis de luxo também tiveram uma grande redução no valor de vendas. Por outro lado, restaurantes populares atraíram cada vez mais clientes. Alguns desses restaurantes cancelaram o limite de gasto mínimo e forneceram gratuitamente aos clientes embalagens para levar a comida que sobrou. O responsável de um restaurante destacou:

"Antigamente, o preço de um conjunto de pratos do nosso restaurante era cerca de 3 mil iuanes. Agora, está por volta de 2 mil iuanes. O consumo per capita também reduziu de 300 para 150 ou 200 iuanes."

A consciência de consumo dos chineses quanto ao jantar na véspera da Festa da Primavera também passou por mudanças. Antigamente, as pessoas davam mais atenção à diversidade dos pratos. No entanto, este ano, priorizaram a eliminação do desperdício.

Para o diretor do departamento de mercado e promoção de consumo do Ministério do Comércio, Chen Ping, está melhorando ainda mais o conceito de consumo dos chineses.

"A situação durante o feriado do Ano Novo demonstra que os atos dos chineses no consumo estão tendendo para uma direção mais racional. O modelo de consumo com lucro reduzido dominará o desenvolvimento do mercado no futuro."

Fonte: Rádio Internacional da China