Comércio varejista: vendas cresceram 8,4% em 2012

O comércio varejista fechou 2012 com aumento de 8,4% no volume de vendas. O segmento hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo respondeu por 44,6% dessa taxa e foi o principal responsável pelo impacto no resultado anual, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio divulgada nesta terça-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Comércio varejista

Com aumento de 12,3% em relação a 2011, o ramo de móveis e eletrodomésticos teve o segundo maior impacto (26,6%) na taxa anual do varejo. O bom desempenho foi decorrente da manutenção do crescimento do emprego, do rendimento e da disponibilidade de crédito, redução dos preços, sobretudo, dos eletrodomésticos, estimulado pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) desde dezembro de 2011 para a linha branca e, a partir de março, para móveis.

O terceiro maior impacto no resultado da pesquisa veio da atividade de outros artigos de uso pessoal e doméstico, que registrou aumento de 9,4% no volume de vendas 2012, comparado com o ano de 2011.

Para o comércio varejista ampliado, composto do varejo mais os setores de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, foi registrada alta de 1,3% para o volume de vendas e de 1,1% na receita nominal de vendas em dezembro de 2012 em comparação com o resultado de novembro. Na comparação com dezembro de 2011, os aumentos foram de 5% e de 7,7%, respectivamente. No acumulado do ano, os aumentos foram de 8% para o volume de vendas e de 9,5% para a receita nominal.

Com informações da Agência Brasil e do Correio do Brasil