Chineses pedem que o Japão respeite suas relações diplomáticas

Representantes da comunidade chinesa nos EUA criticaram nesta quarta-feira (20) a forma como o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, está lidando com o tema das Ilhas Diaoyu, disputada entre China e Japão.

Numa carta de protesto enviado a Abe, os chineses disseram que o governo japonês desrespeitou a soberania chinesa na questão das Ilhas Diaoyu e prejudicou a base de confiança entre a China e o Japão.

Os chineses também enviaram uma carta aberta aos líderes norte-americanos, pedindo que o governo dos EUA tenha uma postura neutral na questão. Shinzo Abe vai viajar até EUA em 22 de fevereiro, sexta-feira, para uma visita oficial.

Um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores chinês disse, nesta quinta-feira (21) que o Japão precisa esclarecer e explicar comentários recentes feitos por seu primeiro ministro com relação a China.

Numa entrevista recente para o estadunidense Washington Post, Abe disse que a China tem uma necessidade "profundamente arraigada" de confrontar o Japão e outros vizinhos asiáticos por causa de território, e que o Partido Comunista da China, no governo, usa as disputas para manter apoio doméstico fortalecido.

"Os chineses ficaram surpresos com a reportagem", disse o porta-voz chinês. É raro que o líder de um país ataque descaradamente seu vizinho e instigue antagonismo, continuou, afirmando ainda que tal comportamento vai contra a vontade da comunidade internacional.

Ele disse que a China está comprometida com o desenvolvimento das relações com o Japão mas não vai sentar e observar o país distorcer a política diplomática chinesa, ou tomar atitudes antagônicas em relação às questões territoriais.

Com China Daily