15º Congresso dos comunistas russos é inaugurado neste sábado

O presidente do Partido Comunista da Federação da Rússia (PCFR), Guennadi Ziuganov, assegurou neste sábado (23) que a organização está aberta ao diálogo com a sociedade, mas advertiu que sem o socialismo o país não sairá da crise.

Ao inaugurar o 15º Congresso da segunda força política representada na Duma estatal (Câmara baixa), Ziuganov recordou o programa de desenvolvimento integral anticrise de sua organização.

Somos a única força alternativa à política de saque da Rússia, a degradação moral, intelectual e física do país, afirmou durante a apresentação do Relatório Central ao plenário. "O PCFR tem um sólido programa para o desenvolvimento da pátria com justiça social e uma transformação socialista", reiterou.

Indicou que o Partido Comunista está enraizado na sociedade russa e que suas ideias são compartilhadas por milhões de pessoas de diferentes segmentos, segundo têm demonstrado as campanhas eleitorais.

Nossa organização está capacitada para enfrentar qualquer ataque e contrarrestar o anticomunismo, temos, também, uma ampla representação nos órgãos do poder legislativo nas diferentes instâncias da sociedade, destacou. O dirigente lembrou dos acontecimentos de 1993, quando o partido dos comunistas foi suspendido.

Duas décadas depois de aqueles trágicos acontecimentos e de todas as dificuldades enfrentadas estamos aí com 20 anos de luta e trabalho, e nosso objetivo é a construção do socialismo, expressou enfático.

Prestou homenagem aos militares no Dia do Defensor da Pátria (23 de fevereiro) e reconheceu o importante papel do Exército na construção do socialismo e na defesa dos direitos dos trabalhadores. "O PCFR ratifica aqui seu compromisso com esses direitos", destacou.

Ao se referir à história do país, realçou as conquistas da União Soviética na industrialização, a vitória sobre o fascismo na Grande Guerra Pátria e a conquista do espaço, processos liderados pelos comunistas, segundo recordou.

Ziuganov destacou a presença de quadros jovens nas filas do PCFR, entre eles estudantes, professores, esportistas – alguns campeões olímpicos -, jornalistas e empresários independentes, que receberam a carteira de militante durante a sessão inaugural.

Nos últimos anos, cerca de 30 mil jovens se somaram à organização que já conta com 158 mil 900 membros. Uma mensagem ao Congresso do presidente russo, Vladimir Putin, foi lida diante do plenário.

No texto, o estadista reconhece o PCFR como um dos mais antigos e sólidos do país, e reconhece que defende os interesses de milhões de cidadãos. Menciona, igualmente, o importante papel do PCFR nos processos de integração com a Comunidade de Estados Independentes (CEI).

Delegações da Bolívia, Chile, Cuba, Nicarágua e Venezuela se destacam entre as representações convidadas de quase uma centena de países.

Fonte: Prensa Latina