Lavrov: "É hora de colocar um fim ao conflito sírio"

O chanceler russo, Serguéi Lavrov, anunciou nesta quarta-feira (20) que Moscou e a Liga Árabe (LA) se esforçam para favorecer as conversações diretas entre o governo sírio e a oposição pacífica.

"O conflito na Síria, que já dura dois anos, mostrou que já é hora de colocar um fim a ele", precisou Lavrov, em uma entrevista coletiva conjunta com o secretário da Liga Árabe, Nabil al-Arabi, à margem do Fóro de Cooperação Russo-Árabe.

Ele agregou que existem sinais de um ambiente positivo para dar início aos diálogos, enquanto os representantes do governo e da oposição começaram a falar a respeito.

Lavror reiterou a disposição da Rússia para ser a anfitriã das conversações entre ambas as partes.

Moscou enfatizou que a saída do presidente sírio, Bashar al-Assad, não pode ser uma condição prévia para as negociações, pois isso depende diretamente da nação síria, que deve decidir seu futuro sem nenhuma intervenção estrangeira.

Por sua vez, Al-Arabi rechaçou a opção militar e sublinhou a importância das negociações para resolver a crise.

Desde março de 2011, os bandos armados, apoiados por alguns países ocidentais e regionais, mediante atos terroristas, deram início à onda de violência em diferentes partes e cidades da Síria, com a finalidade de derrubar o governo popular de Bashar al-Assad, considerado "um grande obstáculo" para os objetivos exansionistas do regime israelense na região.

Com informações da HispanTV