Porto Alegre: 6 casas noturnas são interditadas 

A Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Smic) fechou na última sexta-feira (22) seis casas noturnas em Porto Alegre, após vistorias ao lado do Corpo de Bombeiros. As casas interditadas são Chips, Casa Colada, 1001 Noites, Laika, 512/Hangar e Negra Noite. Outro estabelecimento, o Refugius, foi autuado por desacordos em relação ao alvará do local.

As casas interditadas estão entre as que não teriam cumprido edital de notificação publicado pela prefeitura, solicitando apresentação dos documentos que comprovassem condições para o funcionamento. De acordo com a prefeitura, apenas 21 dos 102 estabelecimentos notificados cumpriram a determinação. A fiscalização sobre essas casas noturnas deve ser retomada na segunda-feira (25), segundo a Smic.

As casas noturnas fechadas poderão reabrir as portas quando apresentarem a documentação necessária. Não há prazo pré-estabelecido, de modo que a reabertura pode, na prática, acontecer a qualquer momento. A fiscalização verifica se o alvará emitido pelo Corpo de Bombeiros, que deve ser renovado anualmente, está atualizado, além de constatar se o local apresenta saídas de emergência dotadas de iluminação e na quantidade adequada, além de alarmes e extintores de incêndio.

A força-tarefa envolve as secretarias municipais da Produção, Indústria e Comércio (Smic), Urbanismo (Smurb), Meio Ambiente (Smam), Obras e Viação (Smov), Governança Local (SMGL), Gestão (SMGES) , Planejamento Estratégico e Orçamento (SMPEO), Licenciamento (EGLRF), Saúde (SMS) e Procuradoria-Geral do Município (PGM). A ação é estimulada pela tragédia acontecida em Santa Maria no mês de janeiro, quando pelo menos 230 pessoas foram vitimadas pelo incêndio na Boate Kiss.

Fonte: Sul21