Izquierda Unida: Rajoy leva Espanha à pobreza

As políticas econômicas do governo de Mariano Rajoy conduzem o país à pobreza, assegurou o porta-voz da Esquerda Unida (IU, na sigla em espanhol), Ricardo Sixto, ao destacar que a administração central realiza uma injusta coleta de impostos que provoca "a concentração da riqueza em menos mãos" e levam a Espanha de volta aos anos 1940 do século passado.

"Oito de cada dez euros são retirados dos rendimentos do trabalho e só um de cada dez provém do capital", é a proporção do total da coleta de impostos, segundo criticou Sixto.

O representante da organização questionou também os impostos das Sociedades, já que as pequenas empresas pagam 21%, enquanto as de maior porte contribuem com apenas 14%.

Mencionando essas razões, destacou que o "projeto do Partido Popular é devolver a Espanha aos anos 1950: ganhar pouco, ter trabalho precário e emigrar", segundo considerou, um modelo econômico destinado ao fracasso.

Sixto, também deputado do parlamento do país, aconselhou o governo a tomar medidas explícitas para enfrentar a sonegação, no lugar de uma anistia fiscal, já que segundo os fiscais da Fazendo, a cifra da sonegação no país ibérico se situa entre 80 e 90 bilhões de euros por ano.

Em outra parte de suas críticas, fez referência às iniciativas do ministério do interior para reprimir as manifestações populares, mediante a aplicação de multas de até mil euros aos participantes nas mobilizações e criticou as autoridades por terem defendido a criação de listas sujas com os nomes dos manifestantes habituais.

Sixto culpou a polícia pelos incidentes que acontecem durante as manifestações, pois, destacou, "eles e não os manifestantes são os que impõem barreiras nas ruas e provocam as pessoas para que aconteçam incidentes".

para mostrar seu repúdio às políticas econômicas aplicadas pelo presidente Mariano Rajoy e mostrar seu repúdio ante o aumento dos casos de corrupção entre os políticos, o povo espanhol indignado saiu às ruas de diversas cidades do país, em 23 de fevereiro.

Fonte: HispanTV