China espera que líder japonês honre compromissos históricos
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse na quinta-feira (28) que a cerimônia de homenagem aos mortos no Santuário Yasukuni é um "ato comum". Em reposta, a porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, disse que espera que os líderes japoneses cumpram os compromissos feitos em relação à história.
Publicado 01/03/2013 15:15
"O Japão deve tratar da questão de forma adequada se quer recuperar a confiança das vítimas na Ásia", acrescentou a porta-voz.
Hua Chunying disse que o militarismo japonês trouxe consequências graves para os povos da China e outros estados vizinhos do Japão.
A porta-voz acrescentou que a homenagem a criminosos de Classe A da Segunda Guerra Mundial levanta dúvidas quanto às intenções do governo japonês em encarar a história e respeitar o sentimento da população chinesa ou de outros países asiáticos.
Além disso, Hua Chunying reiterou que se o Japão quer melhorar as relações com a China, o governo nipônico deve parar de tentar desacreditar a China e tomar medidas práticas.
Ações japonesas, como a divulgação da teoria da "ameaça da China", ou a criação de tensões regionais, formando uma opinião internacional errada, não ajudam na resolução da questão. Vai prejudicar ainda mais a confiança mútua entre dois países, disse a porta-voz chinesa.
Fonte: Rádio Internacional da China