Juazeiro recebe Comitê para Ações de Convivência com a Seca

O município de Juazeiro, no norte baiano, recebeu a comitiva itinerante do Comitê Estadual para Ações de Convivência com a Seca, na última quinta-feira (28/2). Uma reunião aconteceu no Centro de Cultura João Gilberto com a presença de representantes da Prefeitura e da sociedade civil para discutir ações de enfrentamento da estiagem.

De acordo com coordenadora do Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional da Casa Civil, Luíza Trabuco, integrante da caravana, o espírito das reuniões é de aproximar o Governo dos municípios, para potencializar as ações de combate aos efeitos da seca.

“O comitê foi formado em 2012 e de lá para cá um conjunto de ações foram feitas. Nós temos constituído um dialogo com os municípios e agora estamos numa itinerância com os mesmos, para saber quais as principais demandas e avaliar de que forma agiremos”, disse.

O trabalho do comitê conta com monitoramento dos problemas, ações estruturantes e emergenciais (a exemplo de carros pipas, distribuição de alimentos e milho) e apoio aos agricultores familiares. “Dizem que essa é a pior seca dos últimos 50 anos, mas hoje temos um conjunto de políticas públicas que dão condições, um pouco melhor, para as famílias mais pobres enfrentar esse período”, observou.

À frente da Secretaria Municipal de Agricultura (Seadruma), Josival Barbosa aproveitou o encontro para entregar uma lista de demandas do município. Entre elas, agilidade na entrega das adutoras do Programa Água Para Todos, perfuração e instalação de poços tubulares e construção de pequenas adutoras.

Ascom/ Prefeitura de Juazeiro