África do Sul  vai sediar a 5ª cúpula do Brics

A 5ª cúpula do Brics será realizada entre os dias 25 e 27 de março em Durban, na África do Sul. A finalização do acordo-quadro sobre a criação do Banco de Desenvolvimento do Brics deve ser o principal tema. 

As figuras comerciais da África do Sul concordaram que o estabelecimento dessa instituição financeira tem grande importância aos cinco membros.

O Banco de Desenvolvimento do Brics deve oferecer fundo para construção de infraestrutura e projetos dos setores vitais. A entidade terá um fundo preliminar de US$ 50 bilhões, que pode ser destinado às obras transfronteiriças de infraestrutura no continente africano, para impulsionar as cooperações entre o Brics e outros países emergentes.

O secretário do Conselho Empresarial da África do Sul, Sandile Zungu, analisou que os países do Brics estão se dedicando à construção das infraestrutura. Porém, os empréstimos existentes com condições rigorosas desaceleram esse processo de desenvolvimento.

Ele explicou que, neste contexto, a criação do banco é necessária. O ministro da Fazenda sul-africano, Pravin Gordhan, disse que o Banco de Desenvolvimento do Brics visa disponibilizar fundos limitados dos membros para investir na construção deles próprios, em particular a Índia e África do Sul. 

Fonte: Rádio Internacional da China