1 em cada 4 mulheres assassinadas foi morta pelo companheiro

Estudo inédito encomendado pelo Ministério da Justiça mostra que uma em cada quatro mulheres assassinadas no DF teve como algoz o atual ou o ex-companheiro. Para cometer os homicídios, mais de 40% dos acusados usaram armas brancas.

1 em cada 4 mulheres assassinadas foi morta pelo companheiro

De cada quatro mulheres que morreram de forma violenta no Distrito Federal, pelo menos uma teve a vida finalizada pelas mãos do atual ou ex-companheiro. As vítimas da crueldade doméstica são, na maioria, jovens e negras. Mais de 40% foram assassinadas a facadas, pauladas e outros tipos de arma branca. Em pelo menos 11% dos casos, ficou comprovado o uso de meio cruel. Os números da covardia na capital do país fazem parte de uma pesquisa inédita que avaliou os laudos necroscópicos de todas as mulheres mortas, de forma violenta, entre 2006 e 2011. A partir dos dados, a equipe rastreou os inquéritos policiais e processos judiciais referentes aos homicídios periciados.

Com o título “O impacto dos laudos periciais no julgamento de homicídio de mulheres em contexto de violência doméstica ou familiar no Distrito Federal”, o estudo encomendado pelo Ministério da Justiça identificou 337 assassinatos. Desses, foi possível ter certeza que 81 aconteceram no contexto da violência doméstica — ou 25% do total. “Esse número pode ser maior. Mas só classificamos como violência doméstica quando a relação entre o réu e a vítima apontava nesse sentido”, explica a doutora em antropologia Debora Diniz, professora da Universidade de Brasília (UnB) e uma das autoras da pesquisa