Promovendo valores da emancipação feminina

Encontros com a comunidade seguem até o final do mês. Palestras, debates, mutirões de formação e informação, oficinas de saúde, distribuição de materiais e audiência pública na Câmara Legislativa do Distrito Federal estão entre as ações planejadas

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, enseja, em todo o mundo, comemorações, debates, reflexões, eventos e ações promocionais em torno da extensa agenda relacionada às questões das mulheres e da promoção da igualdade de gênero. No Distrito Federal, além de gerar um momento de integração entre o governo e a sociedade, o objetivo das atividades desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Mulher do Distrito Federal (SEM-DF) – dentro do projeto “Março Mulher” – é promover os valores da emancipação feminina, dos direitos das mulheres e divulgar os serviços especializados de atendimento às mulheres no DF.

Durante todo o ano, a pasta organiza e executa atividades relacionadas às suas duas principais áreas de atuação: políticas para as mulheres e enfrentamento à violência contra a mulher e à desigualdade de gênero. No mês de março, não será diferente. A programação da Secretaria da Mulher inclui ações baseadas em políticas que oferecem às mulheres as condições para a concretização de seus direitos e para que exerçam, com consciência e liberdade, o seu protagonismo na sociedade.

Os encontros com a comunidade idealizados para o “Março Mulher” deste ano começam amanhã, 2. No campo da saúde, por meio do programa Rede Mulher Saúde, acontecerão as “Oficinas Saúde da Mulher: Autonomia no corpo e na vida”. A atividade repassa às participantes os principais conceitos de empoderamento, saúde e sexualidade. Também propõe diálogo com um olhar integral da mulher em suas capacidades física, emocional, mental e espiritual, em permanente interação consigo mesma, com os outros e em seus ambientes de convívio. Leia a programação completa abaixo.

Em parceria com a Coordenação de Educação em Diversidade (CEDIV) da Secretaria de Educação, serão realizados, somente no mês de março, cinco edições do “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania” – projeto "As mulheres dão as cartas" em escolas pertencentes à Coordenação Regional de Ensino de Ceilândia. Outros 35 encontros acontecerão em várias Regiões Administrativas ao longo do ano, com o intuito de promover a transformação do ensino rumo a uma educação inclusiva não-sexista, além de orientar a comunidade escolar sobre temas que podem ser abordados para atender à Resolução Normativa nº 1/2012 do Conselho de Educação do Distrito Federal.

No dia 6 de março, a Secretaria da Mulher montará uma versão itinerante do Centro Especializado da Mulher (CEAM), oferecendo atendimento psicológico, social, jurídico, orientação e assistência em geral. No local, também haverá a distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha. A mesma ação será repetida ao longo do mês em outras localidades com grande circulação de pessoas, como o Restaurante Universitário da Universidade de Brasília.

Já no dia 8, acontece uma audiência pública relativa ao Dia Internacional da Mulher na Câmara Legislativa do Distrito Federal proposta pela deputada distrital Arlete Sampaio (PT-DF). A cerimônia ocorrerá às 19h, e terá como tema: “Políticas Públicas – promovendo a autonomia das mulheres”. Na ocasião, a Subsecretaria de Políticas para as Mulheres da SEM-DF homenageará 40 mulheres que participaram do “Mutirão de Informação, Formação e Cidadania” ao longo do ano de 2012.

“O governo do Novo Caminho posicionou a questão da mulher com a unidade conceitual que lhe é devida – deslocando o enfrentamento à violência contra a mulher para o amplo cenário das políticas para as mulheres, destinadas a promover a sua emancipação e autonomia e a construir uma sociedade baseada no valor da igualdade entre os gêneros. É este olhar que permeia as ações da Secretaria da Mulher, tanto no que se refere à programação do Março Mulher quanto às demais ações da pasta”, explica Olgamir Amancia, secretária de Estado.

Na área de enfrentamento à violência, a Subsecretaria de Enfrentamento à Violência da SEM-DF realizará palestras sobre a Lei nº 11.340, mais conhecida como Lei Maria da Penha; a importância da denúncia como forma de romper o ciclo da violência e evitar que mais mulheres sejam vítimas; e quais são os equipamentos públicos disponibilizados pelo GDF para atender às famílias, vítimas ou não de violência doméstica e familiar.

Caravana da Mulher 

As secretarias da Mulher e da Saúde, com o apoio do BRB, Sebrae, Caesb e da Administração Regional do Paranoá, lançarão, no dia 8 de março, o projeto “Caravana da Mulher”, cujo slogan é "É o GDF trabalhando pelas mulheres e fazendo a vida de todas e todos melhor". A proposta da iniciativa é oferecer às mulheres, em um só dia (não necessariamente em datas comemorativas e com abertura para o ingresso de novos parceiros), diversos serviços que atendam às suas necessidades. No dia 8 d e março, o projeto estará no PAD-DF, das 9h às 17h.

Neste dia, a Secretaria da Mulher montará uma versão itinerante do CEAM, oferecendo atendimento psicológico, social, jurídico, orientação e assistência em geral. No local, também haverá a distribuição de cartilhas da Lei Maria da Penha. “No campo das políticas para as mulheres, a SEM-DF trabalha por meio de uma atuação intersetorial, multidisciplinar e integrada. Este e outros projetos desenvolvidos com a Saúde, como a Carreta da Mulher, são exemplos desta política”, comenta Olgamir Amancia.

Além do CEAM Itinerante, a população contará com os serviços da Unidade de Saúde Móvel da Mulher – que permanecerá no local durante uma semana -; da Unidade Móvel de Atendimento do BRB, que estará no local também para informar sobre os programas de crédito rural e educação financeira; e da unidade móvel do Sebrae. A Administração Regional oferecerá transporte para facilitar o acesso da população ao evento.

“O diferencial da pasta dentro do governo do Novo Caminho é incorporar a transversalidade do tema em todo o governo e ampliar a concepção de que as mulheres, quando fortalecidas em suas potencialidades e escolhas, constroem uma nação desenvolvida, sem miséria, sem discriminação, sem subalternidade e sem violência. O combate à violência de gênero – principal limitação à liberdade feminina – é um dever de todas e todos”, finaliza Olgamir Amancia.

Mais informações estão disponíveis em www.mulher.df.gov.br.

Histórico

O Dia Internacional da Mulher simboliza o reconhecimento pelo empenho de várias mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil, que no dia 8 de março de 1857, em Nova Iorque, realizaram um protesto por conta das más condições de trabalho e os baixos salários pagos a categoria. O proprietário preferiu incenciar a fábrica, com as operárias dentro, a mexer com seus lucros.

Em 1910, a data passou a ser lembrada como uma homenagem às mulheres mortas na manifestação das fábricas. Já em 1975, por meio de um Decreto, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 8 de março como o Dia Internacional da Mulher.