Ilha do fogo, no rio São Francisco, será liberada para população

Em audiência, nesta terça-feira (5), no Ministério da Defesa, o deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) conseguiu liberar a utilização da Ilha do Fogo, no Rio São Francisco, para atividades de lazer e entretenimento.

Ilha do fogo no São Francisco será liberada para população

A Ilha do Fogo, localizada entre os municípios de Juazeiro e Petrolina, encontrava-se sob intervenção do Exército Brasileiro, privando a população de usufruir do acesso ao Rio naquela área que há décadas vinha sendo utilizada para banho e outras formas de lazer dos ribeirinhos baianos e pernambucanos.

O ministro Celso Amorim foi sensível aos argumentos apresentados e revelou ter recebido telefonema do governador Jacques Wagner, endossando o pleito. A autorização para utilização do espaço foi dada em seguida.

O Exército vai retirar a classificação da Ilha de uso “restrito” das forças armadas. Segundo informou o general Lauro Pires, diretor de Patrimônio do Exército, serão celebrados convênios com as prefeituras para compartilhar a utilização da área. A previsão é de que a documentação seja concluída ainda este mês.

Os dois municípios, em conjunto com a Universidade do Vale do São Francisco (UNIVASF), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE) e a Sociedade Civil Organizada, possuem projetos turístico e cultural a serem implantados na Ilha.

A audiência com o ministro contou com a participação de Isaac Carvalho, prefeito de Juazeiro, Júlio Lóssio, prefeito de Petrolina e Aguinaldo Meira, representante do Coletivo da Ilha do Fogo.

Da Redação em Brasília
Com agências