PC da Espanha lamenta morte de Chávez

Em nota divulgada em seu site na Internet, o Partido Comunista da Espanha, por meio de seu secretário-geral José Luis Centella, e a responsável pela Secretaria Internacional, Maite Mola, transmitiu ao povo venezuelano seu profundo pesar pelo falecimento do presidente da República Bolivariana da Venezuela, Hugo Chávez Frías, a seus familiares e a todo o povo venezuelano.

"São momentos duros para os revolucionários do mundo, mas estamos seguros que seguiremos adiante como assim Chávez gostaria.

Ninguém pode colocar em dúvida a obra do presidente Hugo Rafael Chávez Frías, em áreas como a saúde ou a educação, a recuperação dos lucros do petróleo para toda a população. É de destacar, ainda, seu importante papel e tenacidade pela integração regional da América Latina e do Caribe, ajudando a criar estruturas como a Alba.

Mas, sobretudo, é preciso ressaltar a democratização da política venezuelana, os excluídos historicamente agora podem fazer política, os políticos devem render contas aos eleitores, a democracia participativa segue em construção no país.

Nestes momentos, em que alguns se alegram de forma macabra de uma desgraça nacional, nos perguntamos o que podem oferecer hoje ao povo venezuelano os que defendem as receitas do neoliberalismo? A resposta é fácil, só podem oferecer o mesmo país que fez explodir o "Caracazo".

Nós, comunistas espanhois, consideramos que hoje, mais que nunca, o momento é de unidade das forças progressistas e transformadoras na Venezuela, que têm uma alta responsabilidade em suas mãos, a de dar continuidade ao legado de Chávez.

Fonte: Mundo Obrero