Sindicalistas internacionais rendem homenagem a Chávez no Peru 

Sindicalistas dos cinco continentes continuarão nesta quinta-feira (7), no Peru, uma reunião da Federação Sindical Mundial, após a inauguração do encontro com uma homenagem emotiva ao falecido presidente da Venezuela, Hugo Chávez. 

O 7º Congresso Presidencial da Federação Sindical Mundial (FSM) iniciou na noite de quarta-feira (6) seus trabalhos com uma homenagem ao estadista bolivariano, cuja memória foi retomada com um minuto de silêncio que terminou com uma ovação pelos 55 participantes.

O secretário-geral da Confederação Geral dos Trabalhadores do Peru, Mario Huamán, anfitrião deste encontro, destacou que Chávez serviu aos mais pobres e “sempre esteve ao lado dos trabalhadores”.

Após destacar a trajetória e a liderança do mandatário venezuelano, disse que seu legado impacta as atuais gerações e é um exemplo para as próximas.

Exortou ao povo da Venezuela a continuar as suas obras e a revolução bolivariana, e assinalou que Chávez estará presente nas deliberações do encontro, que se prolongará até esta sexta.

A memória do líder bolivariano foi ressaltada igualmente pelo secretário-geral da FSM, George Mavrikos, e pelo representante da Central de Trabalhadores de Cuba, Raymundo Navarro.

Navarro assinalou que Chávez sempre contou com a solidariedade de Cuba e que a melhor homenagem que se pode dar a ele é a continuação da sua obra e a integração da América Latina, pela qual lutou.

Mavrikos fez, por outro lado, uma análise da crise econômica internacional, e afirmou que os trabalhadores devem ter mais e melhor participação social e política para continuar lutando por suas reivindicações.

À reunião assistem 55 delegados de países da América, da Ásia, da Europa e da Oceania, como Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, França, Vietnã, Síria, Austrália e outros.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho