Câmara terá comissão para avaliar fim do fator previdenciário 

O presidente da Câmara, deputado Henrique Alves (PMDB-RN), disse aos sindicalistas com quem esteve reunido esta semana, que vai retomar a discussão em torno do fim do fator previdenciário. Os sindicalistas, que organizaram a 7ª Marcha a Brasília, apresentaram uma pauta de votações de interesse dos trabalhadores para ser votada na Câmara.

“Essa discussão foi iniciada com o governo em maio do ano passado e precisa ser retomada”, disse o presidente a representantes de seis centrais sindicais, adiantando que vai formar uma comissão na próxima semana com indicados de todos os partidos para estudar uma solução para o fator previdenciário. Além disso, ele vai marcar uma audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, para saber qual a posição atual do governo.

O governo havia concordado com uma proposta alternativa para o fator previdenciário, que é o desconto do trabalhador que se aposenta mais cedo, mas depois voltou atrás por causa da crise internacional.

Para o deputado Assis Melo (PCdoB-RS), que participou da audiência com o Presidente da Câmara, “a marcha é um momento importante de afirmação das nossas lutas em defesa dos trabalhadores e na conquista de mais direitos. Precisamos avançar em debates importantes como o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho, a extinção do Banco de Horas, entre outras demandas”, citando as outras reivindicações do movimento sindical.

Da Redação em Brasília
Com agências