Irã e Paquistão inauguram em breve "Gasoduto da Paz" 

O ministro iraniano do Petróleo Rostam Qasemi assinalou, nesta sexta-feira (8), que todos os temas pendentes relacionados com o contrato para a construção do gasoduto entre o Irã e o Paquistão foram finalizados, e de fato assegurou que o projeto entrou em sua fase operacional. 

Em alusão às recentes declarações do assessor do primeiro ministro paquistanês para Petróleo e Recursos Naturais, Asem Hosein, sobre a anulação de uma multa do contrato de construção do mencionado gasoduto, Qasemi precisou que a sanção não foi revogada dos apartados que compõem o contrato do projeto.

O ministro agregou também que foram adotadas as medidas necessárias para a inauguração do projeto na próxima semana.

"As autoridades competentes do Irã e do Paquistão inaugurarão o projeto de construção do Gasoduto da Paz na próxima semana, na zona zero da fronteira que ambos os países compartem," afirmou Qasemi.

Anteriormente, Asem Hosein havia anunciado que em caso de prorrogação na finalização do projeto do gasoduto Irã-Paquistão, o projeto estaria isento de qualquer multa e a data da sua inauguração dependia completamente da data de finalização do projeto.

Em julho de 2010, Teerã e Islamabad assinaram um acordo sobre a posta em marcha do projeto chamado "Gasoduto da Paz", estimado em 7,6 bilhões de dólares, que viabiliza a exportação diária de 21,5 milhões de metros cúbicos de gás natural iraniano ao Paquistão.

Segundo especialistas paquistaneses, o projeto balanceará a escassez energética do país de maneira econômica e redundará no desenvolvimento de diversas indústrias. O Paquistão e o Irã mantiveram os acordos mesmo em detrimento das sanções impostas aos persas pela ONU e principalmente pelos EUA e União Europeia, que incluíam o embargo a importações e exportações também de recursos energéticos.

Com HispanTV
Da Redação do Vermelho