Tráfico de Mulheres: Campanha de conscientização na Vila do Mar

Como parte da programação do Dia Internacional da Mulher, o Centro Socorro Abreu em conjunto com outras entidades, realizará neste sábado (09/03), às 16 horas, no calçadão da Vila do Mar, no Pirambu, uma caminhada contra o tráfico de mulheres. O objetivo é alertar à população quanto à saída de mulheres para o exterior, para fins de exploração sexual.

Segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas é maior do que o de drogas. Para a presidente do Centro Socorro Abreu, Nágyla Drumond, esses números envolvem, principalmente, as mulheres porque elas são atraídas com promessas de trabalhos vantajosos, ou até mesmo casamento e, ao chegar em outro país, perdem a liberdade e sofrem todos os tipos de violência. "Infelizmente é um fenômeno crescente e muitas mulheres saem do Brasil todos os dias, porque existe uma rede criminosa que atua com um forte esquema para fortalecer o turismo sexual lá fora", lamentou.

Ainda para a presidente do Centro Socorro Abreu, a realização dessa atividade no calendário do 8 de março é para conscientizar a sociedade sobre esse tipo de crime, que muitas vezes passa despercebido. "Pretendemos conclamar todas as pessoas para enfrentar esse problema. Ainda existem muitas mulheres no exterior que tiveram seus passaportes usurpados, perderam a sua liberdade e estão nesses países sofrendo todo tipo de abuso. Nossa luta é para que possamos diminuir os índices apresentados", destacou.

Durante a caminhada, as entidades distribuirão leques informativos contendo dicas de segurança para enfrentar as investidas da rede do tráfico feminino. Nágyla enfatiza a escolha do local, considerando a sua importância histórica e também por ser uma área próxima ao Centro, que está recebendo muitas intervenções urbanísticas. "A Vila do Mar foi uma reivindicação da comunidade do Pirambu e está se tornando um dos pontos de Fortaleza mais bonitos e visitados. Vamos ocupá-lo para mostrar a importância que o local tem para a população, sobretudo, para a vida das mulheres", concluiu.

Serviço

Caminhada contra o Tráfico de Mulheres

Data: 09/03 (sábado)
Local: Vila do Mar, saindo Praça Santiago, no grande Pirambu.
Horário: 16h
Informações:
Nagyla Drumond 8616-7049 / Ivina Carla 8898-4847 / Francileuda Soares 8764-7262

De Fortaleza,
Ivina Carla