Campanha quer reduzir obesidade infantil
Três em cada 10 crianças entre 5 e 9 anos têm sobrepeso no Brasil. Para reduzir essa proporção, começou ontem a Semana Saúde na Escola.
Publicado 12/03/2013 09:48 | Editado 04/03/2020 16:40
Este ano, o foco da campanha é a obesidade infantil e os problemas oftalmológicos. Até o momento, 25 escolas participam do programa no Distrito Federal. Com a adesão do GDF à iniciativa federal, o número vai subir para 62. Com a ampliação, aumenta de 10 mil para 62 mil o total de crianças atendidas. Nacionalmente, 14 milhões devem ser avaliadas. A ideia é levar profissionais de atenção básica para as unidade de ensino, onde serão feitos testes de acuidade visual, além de aferição de peso e altura.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, abriu ontem a Semana Saúde na Escola — que segue até a próxima sexta-feira —, no Centro de Ensino Fundamental 1da Vila Planalto. “As ações não acontecem só no hospital. Devem acontecer onde as pessoas vivem, aprendem, criam hábitos”, afirmou Padilha.
O programa é fruto de parceria com o Ministério da Educação e governos estaduais. A relação de meninas e meninos acima do peso no DF é praticamente a mesma da média nacional. Cerca de 32% dos pequenos até 10 anos ultrapassam o peso considerado ideal. Os dados são referentes a uma estimativa feita com pacientes que procuram o serviço de saúde, bem como o programa que é realizado nos colégios. Consta no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) a avaliação de 1.434 crianças.
Ana Pompeu