Coreia Popular intensifica preparativos de defesa militar

A Força Aérea da Coreia Popular aumentou consideravelmente o número de seus voos de treinamentos para combate nos últimos dias, que totalizam até 700 por dia, depois que a Coreia do Sul e os Estados Unidos iniciaram seus exercícios militares conjuntos.

Esta reação da Coreia Popular, mediante a qual pretende desenvolver sua capacidade defensiva, ocorre depois que o governo de Pyongyang se viu mais ameaçado militarmente do que nunca por seu vizinho do Sul, a República da Coreia, que está em conluio com o imperialismo estadunidense.

Washington e Seul começaram nesta segunda-feira suas manobras militares conjuntas anuais em meio a uma escalada de tensões na Península Coreana.

A Península Coreana foi cenário de fortes tensões desde que o Conselho de Segurança das Nações Unidas votou por unanimidade uma resolução, promovida pelos Estados Unidos, contra o governo da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) para castigar o país com novas sanções por ter realizado seu terceiro teste nuclear, em 12 de fevereiro último.

A última medida se produziu quando a RPDC estava realizando preparativos defensivos contra a hostilidade dos Estados Unidos e de seu aliado estratégico, a Coreia do Sul, e a realização de uma nova manobra militar conjunta destes dois países nos mares da Península.

O governo da RPDC prevê a realização de um exercício militar maciço ao longo de sua costa oriental, assim como aumentar as atividades de seus submarinos e navios de guerra ao longo de suas costas leste e oeste.

As manobras conjuntas de Washington e Seul, denominadas Key Resolve, durarão 11 dias e incluem a participação de mais de 10 mil soldados sul-coreanos e 3,5 mil estadunidenses.

Com Hispan TV