Recife: Luciano Siqueira recebe réplica da chave da cidade

Finalizando as comemorações dos 476 anos do Recife, aconteceu na tarde desta terça-feira (12), no Museu da Cidade, no Forte das Cinco Pontas, o ato cívico de incineração das bandeiras inservíveis da cidade. A cerimônia foi presidida pelo vice-prefeito, Luciano Siqueira, que procedeu à substituição do pavilhão, ao som do hino do Recife, que foi cantado por estudantes de três escolas.

Luciano Siqueira - Foto: Inaldo Lins/PCR

Antes que a pira fosse acesa para incinerar a antiga bandeira, o vice-prefeito falou para os estudantes presentes sobre a importância de refletir a respeito do significado do aniversário do Recife.

“Essa cerimônia que fazemos todos os anos no Museu da Cidade celebra mais um ano de existência do Recife. Esse chão onde a gente vive, estuda, trabalha, sofre, aprende e descobre coisas. Vocês, estudantes, estão numa fase belíssima da vida, onde descobrem muito e podem pensar sobre o futuro. Descobrem que a gente faz parte de um povo, que tem uma história e a cada um de nós cabe um pontinho de contribuição para que nós tenhamos uma cidade mais humana”, falou Luciano Siqueira.

Ao chegar ao Museu, Luciano Siqueira, que estava acompanhado da assessora executiva da Secretaria de Cultura, Angela Weber, foi surpreendido com uma representação do militar português Barreto de Menezes, caracterizado pelo ator Douglas Duan, que lhe entregou uma réplica da chave da cidade. A ideia era aproveitar a data para simbolizar o papel de guardião da cidade assumido por Barreto em 1654, quando os portugueses expulsaram os holandeses do Recife, no episódio que ficou conhecido como Restauração Pernambucana.

Fonte: Prefeitura de Recife