Projeto de 2014 exige uma ampla coalizão das forças progressistas

  

Com o desafio de construir um projeto eleitoral forte para 2014 dentro do processo congressual do Partido, o Comitê Estadual do PCdoB no Rio Grande do Norte realizou uma reunião ampliada nesta sexta e sábado, 15 e 16 de março, quando discutiu e aprovou o plano de ação para realização da etapa estadual do 13º Congresso Nacional do PCdoB.

O encontro contou com a presença da deputada federal Fátima Bezerra (PT), do prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro, além dos presidentes dos comitês municipais, vereadores, bem como gestores indicados pelo Partido.

A abertura aconteceu na noite da sexta, pelo membro do diretório nacional do PCdoB, Divanilton Pereira. Ele falou sobre a importância do debate das grandes questões nacionais e mundiais frente aos objetivos do PCdoB para 2014 e a preparação do 13º Congresso. “Elas não interessam apenas aos comunistas, mas a todos aqueles que têm interesse em abrir caminhos de progresso social e um projeto nacional afirmativo, notadamente à luta pelo socialismo”.

 


Mesa de abertura da 10ª Reunião do Comitê Estadual

 

O presidente estadual do Partido, Antenor Roberto, fez uma análise do quadro político no âmbito estadual e afirmou que construir a política do partido e organizar sua militância é uma contribuição democrática de ordem geral para a sociedade brasileira, não serve apenas aos comunistas. “A construção de um pensamento político como o que se pretende não é atributo apenas do PCdoB, mas infere influência em campo mais largo e deve se beneficiar da contribuição que podem dar a ele forças avançadas e de esquerda”.

Projeto eleitoral para 2014

Antenor ressaltou, ainda, a importância de se discutir um projeto que fortaleça e amplie a presença do Partido no poder Legislativo e Executivo, e afirmou que o PCdoB está empenhado em reforçar o campo democrático popular em torno do governo Dilma. “O objetivo é construir uma ampla coalizão das forças progressistas para resgatar o Estado e fortalecer o campo popular para a disputa de 2014”.

 

A deputada federal Fátima Bezerra prestigiou o Encontro. Além de agradecer a disposição do Partido em fortalecer o campo da presidente Dilma, saudou a militância do PCdoB, em nome do Partido dos Trabalhadores. A deputada ressaltou a importância do Partido para vitória do projeto dos últimos dez anos e conclamou o PCdoB a caminhar junto ao PT nas eleições de 2014.

“Sabemos que o PCdoB está irmanado com o PT nesta aliança histórica, e destaco a importância em sintonizar o projeto nacional com o projeto local. Por isso, conclamo aqui o PCdoB a marchar junto com o PT no Estado, para discutir programa, projeto e abrir um diálogo com os demais partidos que estão no arco de sustentação da presidenta Dilma para construirmos uma aliança forte tanto do ponto de vista político, como do ponto de vista programático, capaz de derrotar as forças conservadoras aqui no Rio Grande do Norte, lideradas pelo DEM”, enfatizou a deputada.

A fala foi reforçada pelos dirigentes presentes, entre eles o prefeito de Apodi, Flaviano Monteiro. “O Partido vai se organizar em Apodi para fortalecer o bloco de sustentação do governo Dilma e o campo da oposição ao governo do Estado”.

O Partido quer fazer uma campanha unificada e forte, e alinhar o Estado com o cenário nacional, onde o contexto político atual é amplamente favorável às forças da esquerda que dão apoio ao governo da presidente Dilma. “Este é um momento de preparação e formação do Partido para o processo eleitoral. Queremos que o PCdoB saia mais unido, preparado e forte para enfrentar os desafios”, avalia Antenor Roberto.

Estruturação Partidária e o Congresso do PCdoB

O encontro foi o momento, também, de discutir a estruturação partidária e preparar o partido para a realização das etapas municipais e estadual para o 13º Congresso. Nas mais diversas intervenções, os dirigentes ressaltaram o esforço que o PCdoB vem fazendo para renovação da cultura política e superação de dogmatismos. “Ainda é escassa a influência partidária na luta de ideias. Há, por força da história política no país, muito preconceito ainda quanto ao PCdoB. Neste sentido, o processo congressual pode ser uma alavanca para apresentar o Partido à sociedade”, ressalta o dirigente Canindé de França.

Ao final das discussões, a plenária aprovou o plano de ação para realização da etapa estadual do 13º Congresso Nacional do PCdoB.

A expectativa é de que, em todo o Estado, sejam realizadas cerca de 80 conferências municipais. Além das reuniões de núcleos de base, de plenárias, da intensificação dos cursos básicos de formação, e do empenho em buscar novas filiações ao Partido.

“Queremos assegurar, este ano, o mais numeroso, rico e participativo processo congressual no Rio Grande do Norte. A meta é mobilizar pelo menos 2.500 militantes em todo o Estado, com a participação das direções e quadros partidários”, avalia o secretário estadual de organização, Carlos Albérico.

Os debates marcam um momento privilegiado para o PCdoB apresentar à sociedade seus pensamentos e propostas. No processo de mobilização do Congresso, o PCdoB buscará discutir a política do partido e organizar sua militância em torno da construção de um pensamento político para a abertura de caminhos de progresso social e de um projeto nacional afirmativo.

“Dentro do processo congressual reforçaremos nosso projeto eleitoral para 2014, debatendo-o em todo Estado e incorporando novas pessoas a ele. A expectativa é filiarmos lideranças dos mais variados segmentos da sociedade: trabalhadores e trabalhadoras, jovens, intelecutais e lideranças dos movimentos sociais”, ressalta Carlos Albérico.

A expectativa é de que o Congresso, órgão deliberativo máximo do PCdoB, seja, também, espaço de renovação da cultura política e de superação de dogmatismos, debatendo com a sociedade as teses partidárias e promovendo novas filiações.

De Natal, Jana Sá