Li Keqiang promete respeito pelos desejos do povo durante mandato

O novo premiê chinês, Li Keqiang, realizou no domingo (17), junto com outros quatro vice-premiês recém-eleitos, uma coletiva de imprensa, depois de terminar a reunião anual da Assembleia Popular Nacional (APN), o máximo órgão legislativo chinês.

Durante a coletiva, que durou cerca de duas horas, Li Keqiang respondeu às perguntas sobre a economia chinesa, a reforma e as relações diplomáticas.

Quanto às metas do novo governo, Li Keqiang disse que a manutenção do crescimento econômico, a melhora de vida da população, e a promoção da justiça social, são a prioridade do trabalho da sua equipe.

"O executivo irá se esforçar para permitir a cada indivíduo, seja das cidades, seja dos campos, um acesso justo às oportunidades, para que cada um tenha a retribuição correspondente e merecida, pelo seu empenho e esforço. O indivíduo que crie riqueza, seja de âmbito estatal, ou privado, colherá os frutos devidos, desde que trabalhe com honestidade, credibilidade e de acordo com a justiça."

Li Keqiang mencionou também o crescimento econômico chinês, inclusive a elevação da qualidade do desenvolvimento econômico, o aumento da taxa de emprego e de rendas, e o reforço no sentido de proteger o ambiente.

"Como todos vocês, sinto muito pelo nevoeiro que vem atingindo grande parte do leste da China. Isto é um problema antigo que estamos determinados a resolver. Devemos tratar também da poluição das águas e do solo. A questão alimentar, por outro lado, é relacionada diretamente com a qualidade de vida e saúde da nossa população. O governo vai combater os produtos que não respeitam os critérios obrigatórios. Os criminosos vão pagar um alto preço."

O novo premiê garante também que o governo chinês vai lutar firmemente contra a corrupção.

"Prometemos que durante o meu mandato, não serão construídos novos prédios governamentais, o número de funcionários públicos será diminuído e as despesas públicas para recepções, viagens e compra de carros serão reduzidas. O governo central vai respeitar rigorosamente essas regras."

Li Keqiang respondeu também às preocupações da imprensa internacional com o futuro da China.

"Gostaria de ressaltar aqui que a persistência no caminho do desenvolvimento pacífico é uma determinação firme da China. O país preservará também a soberania e a integridade territorial. Os dois princípios coexistem, correspondendo às regras para a garantia da estabilidade regional, e da paz mundial. Como um país em desenvolvimento, a China está disposta a assumir os seus deveres internacionais, para contribuir a paz e prosperidade do globo, no século 21."

Fonte: Rádio Internacional da China