Cidade Digital ganha Data Center

A área de tecnologia da informação dos dois maiores bancos públicos do país já está em fase de finalização para instalar os centros de processamento no Parque Tecnológico Cidade Digital.

A expectativa é que Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil inaugurem o data center nos próximos dias. O sistema vai funcionar em conjunto entre as duas instituições financeiras.

São 25 mil m² e 100 km de fibra ótica, o local vai contar com oito geradores. Os equipamentos são essenciais para garantir o funcionamento da rede em caso de apagão. Os geradores tem capacidade de produzir energia elétrica suficiente para abastecer uma cidade de até 60 mil habitantes.

O data center foi erguido por meio de uma parceria público-privada ao custo de R$ 320 milhões. O Banco do Brasil vai arcar com 80% do valor e a Caixa Econômica vai bancar os 20% restantes.

Na semana passada, o governo do Distrito Federal lançou a licitação para escolher a empresa ou empresas interessadas em construir a infraestrutura da Cidade Digital. A iniciativa privada vai ser responsável também pelo urbanismo e pela administração do espaço, como se fosse um grande condomínio.

Drenagem pluvial, pavimentação, abastecimento de água, coleta de esgoto e rede elétrica devem ser uma realidade já no segundo semestre deste ano, segundo a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap).

A expectativa do GDF é instalar 1.200 empresas e gerar cerca de 25 mil empregos diretos.