Seca compromete tradicionais festas de São João na Bahia

Assim como aconteceu no ano passado, o período de estiagem que afeta mais de 200 municípios baianos já começa a comprometer, também, os tradicionais festejos juninos do interior do Estado. Em São Gonçalo dos Campos, na região Centro Norte, o São João 2013 já foi cancelado e, em pelo menos sete outros municípios que realizam festas conhecidas, a grade dos eventos será diminuída.

Em Serrolândia, também no Centro Norte, o futuro da festa vai ser discutido nas próximas semanas, em uma reunião entre a Prefeitura e a população. O prefeito Gildo Mota (PCdoB) informou que, na ocasião, duas possibilidades serão colocadas à mesa: cancelamento dos festejos ou diminuição em 40% dos gastos.

“Estamos em estado de emergência por conta da seca e a viabilidade da festa vai ser discutida no final da semana que vem. Mesmo que aconteça, será menor. Entendemos que a prioridade são as ações de enfrentamento dos problemas causados pela seca”, explicou o prefeito.

Em Senhor do Bonfim, um dos destinos mais procurados por turistas no período, a situação é parecida e uma audiência pública decidirá, na próxima sexta-feira (22/3), a manutenção dos festejos. Em Itaberaba (Centro Norte), Crisópolis e Entre Rios (ambas da região Nordeste), a definição deverá acontecer no mês que vem.

Para as festas nas cidades de Jaguarari (Centro Norte), Vitória da Conquista e Amargosa (ambas no Centro Sul), já foi anunciada a manutenção do São João, mas com redução no número de atrações musicais.

No ano passado, pelo menos 12 cidades cancelaram as festas juninas, de acordo com a UPB (União de Municípios da Bahia). Entre elas, estava Serrolândia, que pode repetir o cancelamento esse ano.

De Salvador,
Erikson Walla