Seca muda calendário de São João em 45 cidades baianas

O período de estiagem mais rigoroso dos últimos 50 anos, que castigou parte dos estados nordestinos, alterou, também, o calendário festivo da região. Na Bahia, dos 417 municípios, 45 deles anunciaram modificações nas tradicionais festas de São João por conta da seca, segundo a União de Municípios da Bahia (UPB). Uma recomendação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado (TCM) pedia que cortes fossem feitos nos gastos das cidades atingidas.

Municípios com festejos juninos conhecidos diminuíram os dias de festa. Em Senhor do Bonfim, no recôncavo baiano, os cinco dias foram reduzidos a quatro. Em Amargosa, no Centro Sul, a diminuição foi ainda maior, de 10, para quatro dias. Uma das explicações pode ser, também, a redução de 20% dos recursos repassados Secretaria Estadual de Turismo (Setur), que investe nos eventos baianos nesse período, para incentivar o enfrentamento do problema, com a economia do dinheiro público.

Mais de 2,6 milhões de baianos foram prejudicados pela seca, de acordo com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec). Em todo o estado, 228 prefeituras decretaram situação de emergência por falta de água.

De Salvador,
Erikson Walla