Lideranças comunitárias debatem Plano Estratégico Diretor

 Convocadas pela Federação Paulistana das Associações Comunitárias, lideranças e militantes debaterão no próximo sábado, 23 de março, no Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, o Plano Diretor Estratégico da cidade.

FEPAC

 
Ponto polêmico da antiga gestão, o debate de revisão do Plano diretor, foi abortado pelo ex-prefeito Gilberto Kassab por não haver consenso. O novo projeto de deve entrar na pauta da Câmara Municipal somente em agosto, mas os movimentos sociais já preparam sua intervenção para contribuir com o tema.

A principal crítica da proposta ao plano diretor apresentada por Kassab é que ele foi elaborado sem a participação popular e, consequentemente, todas as políticas sociais setoriais do plano aprovado na gestão da petista Marta Suplicy, em 2002, foram excluídas.

Já a nova proposta elaborada pela equipe do prefeito Fernando Haddad será articulada com a viabilização do corredor de desenvolvimento “Arco do Futuro”, apresentado por ele como um diferencial de seu programa de governo.

Como o próprio nome já explica, a consistência do Arco do Futuro é formar no entorno das avenidas Cupecê, Vicente Rao, Roque Petroni Júnior e das Marginais Tiête e do rio Pinheiros até a avenida Jacú Pêssego novos centros de desenvolvimento e pólos de trabalho para diminuir a distância entre moradia-trabalho e local de estudo.

Para Antônio Pedro de Sousa, o Tonhão, presidente da Fepac, a discussão do Plano Estratégico Diretor é essencial para delinear a cidade daqui há mais de dez anos. “A última consolidação do Plano foi na gestão da Marta Suplicy, há mais de dez anos. Aquela cidade já não existe mais, a especulação imobiliária, por exemplo, é muito maior. Neste cenário, é preciso ter atenção aos projetos de habitação popular”, defendeu.

Serviço:

“Seminário para preparação de lideranças para o debate do Plano Diretor Estratégico”
Data: 23/03/2013
às 9 horas
Local: Sindicato dos Engenheiros
Endereço: Rua Genebra, 25, Bela Vista.

De São Paulo, Ana Flávia Marx