Lula: África precisa de oportunidades para expor suas capacidades

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que concluiu uma viagem por quatro países africanos, disse que o continente aproveitará as possibilidades de prosperar no século 21. Durante uma conferência sobre a luta contra a pobreza, com a presença do presidente nigeriano, Goodluck Jonathan, Lula afirmou que a África vive momentos históricos, com democracias em plena consolidação.

Lula e Goodluck Jonathan, presidente da Nigéria - Ricardo Stuckert/Instituto Lula

Depois de se referir ao desenvolvimento econômico que a África está atravessando, o ex-mandatário brasiliero considerou que o mundo ocidental está em decadência.

Enfatizou que para seu desenvolvimento, o continente africano não exige das economias mais industrializadas nenhum favor, mas "só investimentos e a oportunidade de demonstrar suas capacidades", apontaram essas fontes.

Ao evocar os históricos vínculos com o Brasil, Lula expressou que seu país, ao qual emigraram milhões de escravos, agradece muito a África.

Por sua vez, Goodluck Jonathan, na presença de empresários e outras personalidades da Nigéria – primeiro produtor de petróleo da África – considerou que o Brasil  é um modelo a ser seguido no combate à pobreza e à desigualdade social.

Destacou também o esforço da Nigéria, território mais povoado desta região com mais de 160 milhões de habitantes, para promover sua economia, inclusive a agricultura.

A visita de Lula à Nigéria acontece um mês depois da passagem da presidenta brasileira, Dilma Rousseff, que propôs o fortalecimento das relações econômicas e políticas com a África.

Antes da Nigéria, Lula na Guiné Equatorial, Gana e Benim, país que lhe concedeu a Ordem Nacional da República por sua luta contra a pobreza.

Fonte: Prensa Latina