Nuclear: China está otimista sobre diálogos entre Irã e G5+1 

A China deu um ponto de vista otimista nesta quarta-feira (20) sobre a última rodada de conversações a nível de especialistas mantida entre Irã e Grupo 5+1 (membros do Conselho de Segurança da ONU e a Alemanha), ao mesmo tempo que pediu uma colaboração multilateral para que se avance com as negociações. 

Em Istambul, capital da Turquia, foi realizada mais uma de uma série de reuniões entre o Irã e o G5+1, para debater o programa nuclear persa, nesta quarta.

O porta-voz do Ministério de Relações Exteriores da China, Hong Lei, pediu a todas as partes envolvidas no assunto sobre o programa nuclear iraniano a que trabalhem para aumentar a confiança mútua.

Hong, ao falar dos últimos resultados conseguidos no processo de diálogos, deixou claro que o importante foi que “o entendimento mútuo entre as partes implicadas foi incrementado”, e que isso “é muito útil”.

O diplomata já havia dito, ainda em março, que a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não tinha emitido qualquer informe que indique objetivos bélicos para o programa nuclear iraniano, o que indicava a veracidade das afirmações do governo persa de que o seu programa tem fins pacíficos, como a pesquisa médica e a energia.

Naquele momento, Hong manifestou-se otimista de que a “crescente cooperação entre o Irã e a AIEA e o impulso do diálogo com o G5+1 possam conseguir, gradualmente, a meta de alcançar uma solução total, adequada e de longo prazo” para o assunto.

Cabe recordar que na última rodada de diálogos, celebrada em Almaty (Cazaquistão), as partes expressaram a esperança e otimismo para as próximas conversações, enquanto também concordaram em realizar outro encontro de alto nível nos dias 5 e 6 de abril na mesma cidade.

Com Prensa Latina