Irã e G5+1 dão continuidade a diálogos sobre programa nuclear 

O Irã e o G5+1 (EUA, Reino Unido, França, Rússia e China, membros do Conselho de Segurança da ONU, mais a Alemanha) finalizaram nesta sexta-feira (5) à tarde a primeira jornada de conversações (divididas em duas sessões) para tratar sobre o programa nuclear iraniano, na cidade de Almaty, no Cazaquistão.  

Durante uma coletiva de imprensa, depois das reuniões, o subsecretário do Conselho Supremo de Segurança do Irã, Ali Baqeri, anunciou que neste sábado (6) os diálogos terão continuidade.

Leia também:
Irã está decidido a manter seu programa nuclear pacífico

Segundo o oficial persa, o representante iraniano para assuntos nucleares Said Jalili respondeu detalhadamente às perguntas e dúvidas do G5+1 sobre os eixos propostos pelo Irã.

Mais cedo, o subsecretário também declarou que os persas haviam oferecido propostas claras e inovadoras para dar início a uma nova rodada de negociações com base na cooperação entre as partes.

Neste sentido, Baqeri sublinhou que os representantes do G5+1 receberam as propostas do Irã, “apresentadas no marco do plano geral acordado em uma rodada anterior de diálogos, celebrada em Moscou”.

Também foram mantidos vários encontros bilaterais entre representantes iranianos e os que formam o grupo, entre eles a Rússia.

Até a data, o Irã e o G5+1 mantiveram várias rodadas de negociações; a última foi celebrada nos dias 26 e 27 de fevereiro, na mesma cidade cazaque.

Os Estados Unidos, o regime de Israel e outros aliados seus acusam o Teerã de perseguir objetivos militares com as suas atividades nucleares. Irã responde às acusações afirmando ser membro da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) e signatário do Tratado de Não Proliferação Nuclear (ao contrário de Israel e dos EUA) e por isso tem o direito legítimo de desenvolver o seu programa nuclear com fins pacíficos.

Cabe destacar que, após numerosas inspeções da AIEA às instalações nucleares iranianas, não foram encontradas quaisquer evidências que confirmem as acusações ocidentais.

Com HispanTV
da redação do Vermelho