Presidente chinês na Rússia: "nova ordem mundial justa e segura"

O presidente chinês Xi Jinping inicia nesta sexta-feira (22) uma visita oficial à Rússia de três dias, a primeira que efetua ao estrangeiro desde a sua eleição recente pela Assembleia Popular Nacional, de acordo com fontes governamentais. 

Presidente Putin e Presidente Xi - Xinhua

Para o presidente russo, Vladimir Putin, o fato de que o dirigente chinês tenha escolhido este país como destino da sua primeira viajem ao exterior ratifica o carácter especial e estratégico da associação entre Rússia e China.

As relações russo-chinesa estão em um nível ascendente e experimentam o melhor período de toda uma larga história, afirmou Putin em uma entrevista à agência Itar-Tass.

O governante mencionou como elementos diferenciadores o alto grau de confiança, respeito aos interesses de cada um, apoio em assuntos de vital importância, verdadeira associação e caráter integral dos nexos bilaterais.

Expressou convencimento em que a integração entre Moscou e Beijing na arena internacional é um fator de peso para a estabilidade global e constitui um exemplo de um enfoque equilibrado e pragmático para uma solução de problemas agudos internacionais.

A Rússia e China, exaltou Putin, são dois membros influentes da comunidade internacional, com assento permanente no Conselho de Segurança Permanente da ONU (com direito a veto), estão entre as maiores economias do mundo; assim, a aliança estratégica tem um grande significado a nível bilateral e em sua dimensão global, sublinhou.

O chefe do Kremlin disse também que a igualdade de enfoques entre os dois países frente a temas medulares de uma nova ordem em assuntos internacionais importantes foi um fatore de estabilidade para a política mundial.

Putin destacou a posição de ambos os Estados na necessidade de configurar uma nova ordem mundial mais justa e segura, e como defensores da paz e dos princípios básicos do direito internacional. Foi nosso aporte comum ao fortalecimento do desenvolvimento sustentável global.

As duas potências participam nos fóruns internacionais como Grupo Brics, o G20, a Organização de Cooperação de Shanghai, o Fórum de Cooperação da Ásia-Pacífico e em outros formatos multilaterais.

No último quinquênio, o intercâmbio comercial cresceu mais do que o dobro, de 40 bilhões de dólares em 2007 a 87,5 bilhões em 2012. O gigante asiático ocupa o primeiro lugar entre os sócios comerciais da Rússia.

“Com a visita do Xi, esperamos manter a continuidade da associação estratégico com a China”, expressou ainda o vice-ministro de Relações Exteriores russo Serguei Ryabkov, que valorou essa viagem oficial a Moscou como um acontecimento para as relações bilaterais.

Esta visita do dirigente chinesa, sua primeira ao estrangeiro, é um sinal que valoramos muito alto, sublinhou Ryabkov durante uma coletiva de imprensa.

Fonte: Prensa Latina
Tradução da Redação do Vermelho