GM demite 500 funcionários em S.José dos Campos, diz sindicato

O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos (SP), Antônio Ferreira de Barros, conhecido como Macapá, disse que pelos menos 500 trabalhadores da fábrica da General Motors no município estão sendo demitidos nesta terça-feira (26). A informação, segundo ele, foi confirmada pelo setor de recursos humanos da GM.

“Os metalúrgicos foram informados sobre os cortes por meio de cartas, enviadas nesta segunda-feira pela montadora”, afirmou o presidente do Sindicato.

As demissões atingem parte dos funcionários que estão em regime de “lay off” (suspensão temporária do contrato de trabalho) desde agosto do ano passado. O número de funcionários afastados soma 739.

A GM informou ao sindicato que apenas 137 trabalhadores deverão permanecer na empresa porque têm direito a estabilidade, por motivos de saúde ou porque estão em fase de pré-aposentadoria. O sindicato contesta esse número e afirma que a estabilidade atinge 300 funcionários.

O presidente do sindicato disse que está aguardando novas informações da montadora sobre os cortes para decidir os próximos passos da mobilização que será feita para tentar evitar as demissões na fábrica de São José dos Campos.

Fonte: Valor Econômico