Diário do Povo: "Sonho chinês" é movido por indivíduos

O Diário do Povo, principal jornal oficial do Partido Comunista da China (PCCh), publicou um editorial nesta quarta-feira afirmando que o "sonho chinês" destacado pelo presidente chinês Xi Jinping é essencialmente o sonho de cada indivíduo.

Durante um discurso em 17 de março, Xi disse que o sonho de grande rejuvenescimento da nação chinesa "é um sonho de toda a nação, assim como de cada indivíduo", acrescentando que ele somente pode ser concretizado pelo povo.

Os comentários de Xi interpretam o valor essencial do "sonho chinês" e apontam o poder motivacional para alcançá-lo, diz o artigo.

A história da luta da China moderna comprova a simples verdade de que apenas um país próspero e forte pode conduzir à revivificação nacional, assim como a prosperidade para as pessoas comuns, segundo o jornal.

O editorial diz que o "sonho chinês" é essencialmente composto por cada "sonho individual novo e vívido". A procura da população pelas condições prósperas, como bons serviços de educação e de saúde, emprego estável, renda satisfatória, previdência social confiável e habitações confortáveis, constitui a parte mais importante do "sonho chinês", acrescenta.

"Todos têm o mesmo direito de buscar seu sonho e de ser o construtor de seus próprios sonhos", diz o jornal, acrescentando que transformar essas aspirações em realidade é a pré-condição para a realização do sonho do país.

A população é a força motriz para criar a história, diz o artigo, afirmando que "temos alcançado um milagre de crescimento econômico e avançado para realizar o rejuvenescimento, como resultado de obtenção do apoio da população e respeito às suas iniciativas, que, por sua vez, vem inspirando de maneira constante a criatividade do povo".

O destino de uma pessoa está estritamente ligado ao desenvolvimento da nação e o empenho de cada indivíduo contribui para a materialização do "sonho chinês", segundo o jornal.

"Nesta etapa crítica de alcançar o grande rejuvenescimento da nação chinesa, assim que envolvermos tantas pessoas quanto possível na reforma e desenvolvimento do país e na construção de uma sociedade economicamente ajustada em todos os aspectos, podemos então avançar com apoio da população", resume.

Fonte: Rádio Internacional da China