CTB-RS é homenageada em Caxias do Sul: 5 anos de fundação

No dia 28 de março, data dos cinco anos da sua fundação, a CTB-RS foi homenageada durante sessão da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. A proposta feita pelo vereador Henrique Silva (PCdoB), que também integra a diretoria da Central, foi subscrita por Jaison Barbosa (PDT) e aprovada por unanimidade.

“A CTB-RS tem como meta se consolidar cada vez mais como um importante instrumento de luta dos trabalhadores e na construção de um novo modelo de desenvolvimento social, baseado na democracia, na soberania e na igualdade. Por isso entendemos ser merecedora dessa homenagem”, justificou o vereador Flávio Cassina (PTB), que nominou diversas correspondências de apoio à iniciativa por parte de secretários municipais, entidades e sindicatos da região.

Durante o ato solene, fizeram parte da mesa o presidente da Câmara de Vereadores, Edson da Rosa (PMDB); a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira; o presidente estadual, Guiomar Vidor; o secretário municipal de Habitação, Renato de Oliveira (que representou o prefeito Alceu Barbosa Velho); o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias e Região, Leandro Velho; e o deputado federal Assis Melo (PCdoB).

Homenagem

“A CTB-RS, que iniciou com 60 sindicatos, atualmente possui cerca de 130 federações e sindicatos, dos quais representa, entre Caxias e região, mais de 120 mil trabalhadores e trabalhadoras. É uma grande responsabilidade porque estamos em luta permanente por melhores condições de trabalho e de salário e em busca de construir uma nova sociedade”, disse o vereador Henrique Silva, depois de relatar como se deu a fundação da entidade nacional, em novembro de 2007.

A seguir, foi apresentado um vídeo que contou a história e a atuação da Central durante seus cinco anos de existência. “A CTB tem crescido pela forma correta com que estamos construindo a luta sindical. Tem sido uma luta coletiva de homens e de mulheres pelo bem-estar de todos. O resultado é que cada vez temos mais sindicatos se filiando à CTB-RS. Quero dedicar essa homenagem a todos que vivem e trabalham em busca de melhores condições de vida para o conjunto da nossa sociedade. E quero estender essa homenagem a todos os trabalhadores do Brasil. Vida longa para a CTB”, finalizou o vereador Henrique Silva.

Em seguida, o presidente da Câmara entregou uma placa comemorativa aos cinco anos de fundação da entidade, com a seguinte inscrição: “A Câmara Municipal de Caxias do Sul presta justa homenagem à CBT, pelos cinco anos de lutas na defesa dos interesses e na organização da classe trabalhadora.”

Ao iniciar seu discurso de agradecimento pela homenagem, o presidente estadual, Guiomar Vidor, fez questão de ressaltar o fato de que a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul tem tido, ao longo de suas legislaturas, uma expressiva representatividade de integrantes dos sindicatos da cidade. E destacou a importância dos trabalhadores da região nas lutas da CTB-RS.

Solidariedade de classe

“Completamos cinco anos de histórias e lutas em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras. Podemos afirmar que a CTB é uma central sindical que está sintonizada com as lutas do nosso tempo. No campo sindical, a CTB defende a mais ampla unidade da classe trabalhadora, a unicidade sindical, o fortalecimento dos sindicatos, a contribuição sindical, e busca a união de todas as centrais na defesa dos interesses comuns da classe. Defende a liberdade e autonomia sindical, ou seja, a independência em relação aos patrões, governos, credos religiosos e partidos. A CTB não é uma central sindical neutra, ela sempre estará ao lado daqueles que defendam os interesses dos trabalhadores”, afirmou Guiomar Vidor.

“A nossa Central promove os valores da solidariedade de classe em contraposição ao individualismo predatório propagado pelo neoliberalismo. Lutamos pelo fortalecimento e êxito das lutas dos trabalhadores e trabalhadoras, onde quer que se encontre, e contra todas as formas de injustiça, discriminação, exploração e opressão”, assegurou.

“A CTB tem como meta se consolidar cada vez mais como um importante instrumento de luta dos trabalhadores e trabalhadoras, do campo e da cidade, na busca de melhores salários, condições dignas de trabalho e na construção de um novo modelo de desenvolvimento social, numa sociedade mais avançada, baseada na democracia, na soberania, na igualdade e na justiça social. Onde aqueles que produzem as riquezas possam usufruir com dignidade o resultado do seu trabalho”, finalizou o presidente.

Fonte: Portal da CTB