Cebrapaz: Fórum deixa grande contribuição pela paz em Túnis

“Essa marcha torna-se uma expressão da luta de todos os povos de todas as partes do mundo em defesa da paz, da autodetermina e da solidariedade.” A declaração foi dada por Rubens Diniz, que é diretor de intercâmbio com os movimentos sociais do Cebrapaz, durante a Marcha da Terra do Fórum Social Mundial (FSM), em Túnis, na Tunísia.

Por Deborah Moreira, enviada especial do Vermelho em Túnis

Durante a marcha, que ocorreu no sábado (30), Rubens contou à  Rádio Vermelho sua impressão do ato e do evento como um todo.

“É uma demonstração de solidariedade com a luta do povo da Tunísia e de apoio a causa do povo palestino, pela sua autodeterminação e pela constituição do estado da palestina”, afirmou o integrante do Cebrapaz.

Rubens Diniz lembrou que a “marcha é contra as agressões à Síria, ao Mali, à Líbia”. “É uma marcha pela vida, pela luta por outro mundo com direito a paz, a autodeterminação e ao desenvolvimento, que são bandeiras centrais”, completou.

Para Rubens, os ativistas presentes realizaram uma grande troca de experiência que certamente dá respaldo às lutas da região. Além disso, os estrangeiros que estiveram no evento, levam para casa uma visão mais clara de como se dá a luta cotidiana dos povos árabes.

“O fórum deixa uma contribuição importante ao ser realizado na Tunísia. A sociedade e os movimentos sociais tunisinos aprendem e conhecem a experiência organizativa de outros movimentos. E, de igual modo, é um respaldo muito grande para entidades como a Frente Popular, para a UGTT, para todas as expressões organizadas da Tunísia que percebem que não estão lutando só, a sua luta é acompanhada por povos de outras partes do mundo”, declarou Rubens Diniz.

“Ficamos muito contentes por ter conhecido e compartilhado nesses últimos dias com esse povo combativo que é o povo da Tunísia”, concluiu o ativista comunista.

Ouça a íntegra da entrevista: