Deputados manifestam apoio a Jornada de Lutas da Juventude

A Jornada de Lutas da Juventude 2013, iniciada no dia 25 de março, realizou, nesta terça-feira (2), um ato na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, quando recebeu apoio de parlamentares comprometidos com as bandeiras de luta da juventude. A líder do PCdoB na Câmara, deputada Manuela D'Ávila (RS), relatora do Estatuto de Juventude na Casa, defendeu novamente a aprovação da matéria que agora tramita no Senado. A nova legislação irá definir direitos e deveres para os jovens brasileiros. 

A deputada encontrou os manifestantes em frente ao Congresso e subiu no caminhão de som para falar com os participantes. Ela também cumprimentou os estudantes por seguirem na luta para que os recursos do pré-sal sejam aplicados na educação. “Essa luta mostra que o Brasil de verdade é aquele que usa o seu recurso para transformar a realidade e garantir que a educação transforme a vida da juventude”, disse Manuela.

Leia também: 
Jornada Nacional de Lutas: Juventude ocupa Brasília nesta terça

A parlamentar destacou ainda a importância da unidade dos movimentos sociais na luta por melhorias no Brasil. “Essa união na luta é que mudará de fato o Brasil. Mudamos muito nos últimos dez anos, mas quando os movimentos sociais saem às ruas mostram que querem ainda mais. Só mudaremos mais com a juventude na rua. Parabéns a esses jovens que não desistem de sonhar”, afirmou a líder do PCdoB (foto abaixo).

E recebeu confirmação de suas palavras no discurso que a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG) fez no Plenário da Câmara, destacando a luta pela destinação do pré-sal para a educação. “Quero cumprimentar a jornada de luta realizada pela União Nacional dos Estudantes, a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, as centrais sindicais, particularmente a juventude da CTB e a juventude da Contag, que trouxe para a Esplanada aquilo que representa a esperança do povo brasileiro, que é a destinação do pré-sal para a educação”, afirmou Jô.

“Sem dúvida nenhuma, a luta dos estudantes espelhada nas suas mobilizações em todo o país, particularmente da jornada de lutas realizadas, será concluída, amanhã, na audiência pública, com a presença da presidenta da República, Dilma Rousseff, e do ministro da Educação”, anunciou Jô Moraes.

Jovens unidos

“Unir a Juventude Brasileira: Se o presente é de luta, o futuro nos pertence” é o lema do manifesto assinado por 43 entidades, movimentos, organizações e redes das juventudes, que será entregue em audiência à presidenta Dilma Rousseff e ao ministro da Educação, Aloízio Mercadante.

O documento da jornada aponta a necessidade de se aprofundar as mudanças no país, através do aumento no financiamento da educação, da democratização dos meios de comunicação, da implementação da reforma agrária, do estímulo do trabalho decente para a juventude, entre outros itens.

Para o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), a jornada é fundamental para fortalecer o protagonismo da juventude no processo de transformação do Brasil. “A juventude no Brasil e no mundo sempre foi a vanguarda das grandes mudanças, e esta mobilização tem o grande mérito de defender pautas extremamente importantes para a construção do futuro do país”, declarou Lopes.

Já o deputado Paulo Teixeira (PT-SP) entende que é preciso consolidar as políticas para a juventude, a exemplo do que ocorreu com outros segmentos da população. “O Brasil estruturou bem as políticas para crianças e para os idosos. Agora precisamos nos debruçar mais sobre as políticas para a juventude, que já avançaram bastante com o ex-presidente Lula e agora com a presidenta Dilma Rousseff, mas ainda há questões que precisam ser solucionadas, como a violência contra os jovens e a política de drogas, que hoje criminaliza a juventude”, opinou Teixeira.

De Brasília
Márcia Xavier