Alice quer que Biblioteca Pública da Bahia seja nacional 

A deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) pediu à ministra da Cultura Marta Suplicy, nesta quarta-feira (3), durante audiência da Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados, que a Biblioteca Pública da Bahia seja considerada Biblioteca Nacional da Bahia.

“Nossa Biblioteca criada em 13 de maio de 1811, tendo mais de 60 mil obras consideradas valiosas, é um patrimônio não só da Bahia, mas do Brasil. Salvador foi a primeira capital do Brasil, a capital colonial do país”, justificou a parlamentar.

Alice lembrou que a mudança de status da Biblioteca Pública da Bahia é uma reivindicação do segmento cultural baiano, pois, “trata-se da primeira biblioteca do Brasil e da América do Sul, uma das maiores do país”, disse.

Segundo Alice (foto), a biblioteca conta com “segmentos de assuntos especializados como Setor de Obras Raras e Valiosas, Setor de Documentação Baiana, Setor Braille e o Setor Infantil, sendo um acervo de mais de 150 mil obras literárias que, junto a vídeos, documentos, obras de arte e imagens, formam um total de 600 mil itens”.

A ministra Marta Suplicy se comprometeu em analisar a solicitação da deputada e verificar os meios de realizar a mudança de status da Biblioteca Pública do Estado da Bahia para Biblioteca Nacional.

A deputada também comemorou as iniciativas do Ministério da Cultura no Estado da Bahia, com o PAC das Cidades, que vai investir cerca de R$ 234 milhões de reais na restauração do Centro Histórico de Salvador. “Outra iniciativa do Ministério da Cultura na Bahia será a implantação de 27 CEUs (Centros de Artes e Esportes Unificados) em várias cidades do estado, sendo que 19 deles já estão em obras”, comemorou a deputada.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Alice Portugal