CTB-BA debate legado de Chávez e eleições na Venezuela

"O legado de Chávez e a república bolivariana" é tema do debate, organizado pela CTB-BA, que ocorrerá na próxima quarta-feira (10/4), no auditório Sindicato dos Comerciários de Salvador, às 16h. O evento acontece às vésperas das eleições presidenciais na Venezuela, convocada após a morte do presidente Hugo Chávez, em 4 de março, vítima das complicações de um câncer na região pélvica.

Para mediar o debate, foram convidados o professor de Ciências Política da Universidade Católica do Salvador e mestre em Ciências Sociais pela UFBA, Cláudio André, e o ex-deputado estadual e dirigente do PCdoB, Javier Alfaia. Entre as entidades convidadas, estão a União da Juventude Socialista (UJS), Unegro, Cebrapaz, além de militantes dos sindicatos filiados à CTB.

A atitude de debater a libertação da América Espanhola e a trajetória do comandante da Revolução Bolivariana destaca o desejo dos baianos de fortalecer a integração solidária entre os povos da América Latina, defendida por Chávez, o combate ao imperialismo e a melhora da qualidade de vida dos trabalhadores.

Hugo Chávez esteve na capital baiana por duas vezes. Em uma das visitas, ocorrida em 2008, inaugurou o busto de Símon Bolívar, doada por ele para celebrar a parceria de seu país com a Bahia. Também mantinha parceria com o governo estadual. Os Núcleos de Orquestras Juvenis e Infantis do Estado foram inspirados no projeto das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela. 

Fonte: Ascom/CTB-BA