Convênio garante moradias a famílias quilombolas no RS

Um convênio entre a Cooperativa de Crédito Rural Horizontes Novos e o governo do Rio Grande do Sul será assinado neste sábado (6) pelo governador Tarso Genro e o secretário da Habitação e Saneamento, Marcel Frison, garantindo a construção de 158 unidades habitacionais. Elas serão destinadas a comunidades quilombolas da região sul. A solenidade ocorrerá no Quilombo Porteiro Grande, em Canguçu.

A iniciativa é uma ação transversal das secretarias de Habitação e Saneamento (Sehabs), de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH ) e Casa Civil, por meio dos programas RS Mais Igual – Povos Tradicionais Quilombolas, juntamente com a Emater. A maior parte do investimento na execução das obras é oriundo do Programa Minha Casa, Minha Vida, através do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR).

As moradias serão construídas em comunidades no interior de seis municípios: Aceguá (13), Canguçu (13), Pedras Altas (25), Pelotas (53), Piratini (44) e São Lourenço do Sul (10). As casas têm 40,28 metros quadrados e seis peças. O prazo de entrega dos imóveis está estimado em 18 meses a partir da assinatura do convênio.

Fonte: Sul21