Festival É Tudo Verdade exibe documentários de 36 países

A maior mostra de documentários do país chega à sua 18ª edição, trazendo 90 filmes de 36 países, é o festival É Tudo Verdade. Filmes sobre Paulo Moura e George Plimpton serão exibidos respectivamente nas sessões de abertura em São Paulo e no Rio de janeiro.

Pelo caminho aberto por um escritor americano e por um clarinetista brasileiro passarão Nixon, Dziga Vertov, o capitão Kirk, seis agentes israelenses e uma série de histórias improváveis que confundem realidade e ficção, naquele que é o maior festival de documentários do país.

O É Tudo Verdade chega à sua 18ª edição, trazendo 90 filmes de 36 países. As sessões de abertura, para convidados, acontecem nesta quinta, em São Paulo, com a exibição de “Paulo Moura — Alma brasileira”, de Eduardo Escorel, no Cine Livraria Cultura; e na sexta-feira, no Rio, com “Plimpton!

Estrelando George Plimpton como ele mesmo”, de Tom Bean e Luke Poling, no Cinépolis Lagoon. Depois, ambos os filmes serão exibidos para o público durante o festival, realizado até 14 de abril.

No Rio, as projeções serão sempre no Centro Cultural Banco do Brasil, no Espaço Museu da República, no Instituto Moreira Salles e no Lagoon, com entrada franca. Neste ano, o É Tudo Verdade fará uma homenagem à obra do cineasta russo Dziga Vertov, com a exibição de oito de seus filmes, entre eles “Cine-olho” (1924) e “O homem da câmera de filmar” (1928).

Na programação, foram incluídas, ainda, obras como “Os guardiões”, de Dror Moreh, filme sobre os ex-líderes do serviço secreto israelense e que concorreu ao Oscar 2013; “Os capitães”, de William Shatner, sobre a série “Jornada nas estrelas”, e “Nosso Nixon”, de Penny Lane, sobre o ex-presidente americano.

Fonte: O Globo